06 de Julho de 2020

Santa Maria Goretti

Cor litúrgica: Vermelho | Ano A

Os 2,16.17b-18.21-22

Leitura da Profecia de Oséias.

Assim fala o Senhor: 16Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17be ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito.

18Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará ‘Meu marido’, e não mais chamará ‘Meu Baal’. 21Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 144

— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

— Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

Mt 9,18-26

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.

19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

As curas de Jesus

Meus irmãos e minhas irmãs,

O homem e a mulher que encontraram Jesus tinham uma coisa em comum: muita fé. O chefe da sinagoga, um homem de status, não era seguidor de Cristo. Isso aumenta ainda mais a importância de seu ato, porque ele confiou em nosso Senhor para curar sua filha: "Senhor, minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe as mãos e ela viverá" (Mt 9,18). A fé dele era muito grande para dizer essas palavras, e Jesus enxerga isso nele e decidi ir.

No caminho, uma mulher que sofria com hemorragia, há doze anos, decide tocar Jesus: “Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada”. (Mt 9,21). Imagine o sofrimento dessa mulher que não tinha mais vida. Ela toca no Senhor e Ele a cura: “Coragem, minha filha, tua fé te salvou” (Mt 9,22). Na mesma hora, a mulher ficou curada, porque a coragem da fé é que cura, liberta e salva. Era tudo que ela precisava ouvir. E o que você precisa hoje ouvir do nosso Senhor?

Jesus, então, continua Sua trajetória até a casa do chefe da sinagoga. Chegando lá, Ele encontrou um grande grupo de pessoas velando a menina - era uma tradição em Israel manifestar luto por meio da música e da dança. A menina, de 12 ou 13 anos, estava mesmo morta e, por isso, as pessoas se espantaram quando Jesus afirmou que ela estava dormindo. Quando enfim a calmaria se estabeleceu, Jesus tocou a mão da menina e ela viveu. Depois disso, “a notícia espalhou-se por toda região” (Mt 9,26).

Percebam que a mulher e o homem do Evangelho de hoje pediram apenas um toque de Jesus. O nosso Senhor é assim: Ele não precisa de aplausos e não faz espetáculo para curar ninguém; Ele não precisa disso. Lembram do primeiro milagre de Jesus, nas Bodas de Caná, quando Ele transformou a água em vinho? Jesus não precisou fazer nenhum discurso ou alarde, porque Ele é Deus e não precisa do reconhecimento de ninguém.

Vivendo a Palavra de Deus, peçamos a Jesus o que precisamos para Ele nos curar nesta manhã.

Frase do dia: “Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias” Santa Teresinha do Menino Jesus.

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada

Liturgia: 06 de Julho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Pela conversão de meus filhos Victor ...

    Hortensia

  • MUITO OBRIGADA, PAI, EU TAMBÉM TE AMO...

    Débora Augusta

  • Pela cura, saúde e libertação de Adel...

    Edvaldo

  • MUITO OBRIGADA, PAI, EU TAMBÉM TE AMO...

    Débora Augusta

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.