São Bento
Cor litúrgica: Branco | Ano A
Is 6,1-8
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas, duas cobriam-lhes o rosto, duas, os pés e, com duas, eles podiam voar.
3Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. 4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 5Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”.
6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo 92
— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!
— Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!
— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!
Mt 10,24-33
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!
26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Fonte: Editora Santuário
Vencer o medo deve ser a missão do discípulo
Meus irmãos e minhas irmãs,
A configuração da vida do discípulo trata-se da dependência radical do servo ao seu Senhor - dependência no sentido de querer ser como o mestre e não ser subserviente.
A vocação cristã é estar a serviço de Deus e dos irmãos de modo gratuito e generoso. A comunhão é a identificação que marca a relação do Pai e do Filho, assim como inspira a relação do discípulo com Jesus. (Jo 14,10-11). Esta comunhão liberta do medo que inibe o cristão, pois assim ele tem certeza da vitória de Cristo sobre o mal e a morte.
O medo, como sabemos, é contrário à fé, pois somente enfrentando e vencendo o medo é que os discípulos serão livres para, se necessário, entregarem suas vidas por amor a Deus. Sem desapegar-se da própria vida, não é possível a existência em Cristo. A missão dos discípulos de Jesus é tornar pública Sua história e honrar a memória do Senhor que está sempre conosco no nosso dia a dia.
O santo de hoje, São Bento, é um grande exemplo disso. Em sua trajetória de vida, ele teve a experiência de viver isolado. Depois, escolheu passar seus dias em uma comunidade monástica e, com grande esforço, sacrifício e penitência, tentou organizar o mosteiro. Apesar das dificuldades São Bento não desanimou. Em Monte Castilho, o santo escreveu a regra monástica, que tem como grande lema Ora et labora, orar e trabalhar. A partir daí, os beneditinos espalharam por toda Europa a fé e a esperança de São Bento.
Ave Maria...
Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.
Liturgia: 11 de Julho de 2020
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: