15 de Maio de 2020

5ª Semana da Páscoa

Cor litúrgica: Branco | Ano A

At 15,22-31

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.

Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”

30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 56

— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

— Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minha alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora!

— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!

Jo 15,12-17

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão: A amizade supõe a partilha das riquezas mútuas. Jesus disse que somos seus amigos porque compartilhou conosco sua vida, o amor do Pai, seus pensamentos e projetos mais íntimos. Ele é nosso amigo, no sentido mais forte da palavra, porque chegou a morrer para ser fiel à amizade conosco. Fez por nós tudo quanto podia, muito mais do que poderíamos esperar do melhor amigo. Deu-nos a salvação. Quem poderá recusá-la? Só mesmo alguns incautos na fé e na convivência humana.

Fonte: Editora Santuário

Amai-vos como eu vos amei

Meus irmãos e minhas irmãs, muito bom dia! Que alegria estar com você nesta sexta-feira. Hoje vamos meditar o Evangelho segundo João 15,12-17, quando Jesus diz "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

Ficamos espantados ao pensar: Como posso amar como o Filho de Deus me ama? Mais preocupante, porém, é o que Ele me disse depois: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos".

Ele morreu por mim, por você, cada um de nós, na cruz. Foi assim que me amou e é, desse modo, que Ele nos ama. Sendo assim, até onde devo amar os meus irmãos? Jesus não exige demais de cada um de nós? Permaneçamos no amor de Cristo, amando nossos irmãos, doando nossa vida pela causa do Reino, a exemplo dele.

Quem ama não busca o próprio interesse, mas faz doação de si aos irmãos e experimenta a presença do Ressuscitado na vida. Por isso, deve ser continuidade da Eucaristia de que participamos. Um gesto de comunhão, solidariedade, fraternidade e partilha mostra se estamos vivendo o amor verdadeiro de Cristo.

Pense nisso hoje: será que você e eu estamos vivendo, na nossa vida, o amor verdadeiro de Cristo?

Procurarei guardar um pouco de silêncio, em meu coração, nesse dia, sexta-feira.

Frase de hoje para meditar: Na Eucaristia, nós partimos um único pão que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre (Santo Inácio de Antioquia).

Ave-Maria...

Receba a bênção de Deus Todo-poderoso Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!

Uma ótima sexta-feira para você! Rezemos para que Deus nos livre do vírus da Covid-19, pelos infectados, curados e internados. Paz e Bem e Salve Maria Imaculada!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 15 de Maio de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Amada mãe nossa senhora do desterro p...

    Marcia

  • Divino Espírito Santo com a intercess...

    Denilson Carlos Sabino

  • QUERIDO SÃO FRANCISCO TE AMO GRATIDÃO...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO TE AM...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.