18 de Fevereiro de 2019

6ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano C

Gn 4,1-15.25

Leitura do Livro do Gênesis.

1Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, dizendo: “Gerei um homem com a ajuda do Senhor”. 2E deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas e Caim, agricultor. 3Aconteceu, tempos depois, que Caim ofereceu frutos da terra como sacrifício ao Senhor, 4e Abel ofereceu primogênitos do seu rebanho, com sua gordura. O Senhor olhou para Abel e sua oferenda, 5mas para Caim e sua oferenda não olhou.

Caim encheu-se de cólera e seu rosto tornou-se abatido. 6Então o Senhor perguntou a Caim: “Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido? 7É verdade que, se fizeres o bem, andarásde cabeçaerguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te. Tu, porém, poderás dominá-lo”.

8Caim disse a seu irmão Abel: “Vamos ao campo”. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o. 9E o Senhor perguntou a Caim: “Onde está o teu irmão Abel?” Ele respondeu: “Não sei. Acaso sou o guarda do meu irmão?” 10O Senhor lhe disse: “Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão está clamando por mim, da terra. 11Agora, pois, serás amaldiçoado pela terra que abriu a boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão! 12Quando tu a cultivares, ela te negará seus frutos. E serás um fugitivo, vagando sobre a terra”. 13Caim disse ao Senhor: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. 14Se, hoje, me expulsas desta terra, devo esconder-me de ti, tornando-me um fugitivo a vaguear sobre a terra; qualquer um que me encontrar me matará”. 15E o Senhor lhe disse: “Não! Mas aquele que matar Caim, será punido sete vezes!”

O Senhor pôs, então, um sinal em Caim, para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse. 25Adão conheceu de novo sua mulher. Ela deu à luz um filho, a quem chamou Set, dizendo: “O Senhor deu-me um outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 49

— Imola a Deus um sacrifício de louvor!

— Imola a Deus um sacrifício de louvor!

— Falou o Senhor Deus, chamou a terra, do sol nascente ao sol poente a convocou. Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos.

— “Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

— Assentado, difamavas teu irmão, e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

Mc 8,11-13

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Homília no Santuário da MI: O amor sempre vence!

Frei Sebastião medita sobre o tema: A semente é vida e nunca morre!

Somos destinatários da Palavra de Deus. A nossa vida é a grande prova do poder das maravilhas de Deus. Vamos abrir os nossos olhos e enxergar a natureza. Sabemos que a semente é vida, ela não morre, ela se transforma em nova vida, novas flores, novos frutos.

A natureza é linda! É só parar e refletir para ver com os olhos da mente. Olhando ao seu redor, enxergando como é linda a natureza, como é lindo o nosso semelhante. Ele sonha como você sonha, ele também ama como você ama.

Talvez no tempo de Jesus nós também fôssemos iguais a esses fariseus. Jesus mostrou o grande sinal que foi a Ressurreição. Agora mais de dois mil anos se passaram e as pessoas sonham com a felicidade que só será completa quando deixarem Cristo Ressuscitar em seus corações.

O amor sempre vence! Tem gente que se suicida, mas vejamos os nossos santos, São Francisco e São Maximiliano Kolbe. Eles eram loucos? Não, eles encontraram o verdadeiro sentido d a vida e a deram para Deus.

Jesus se manifesta continuamente no amor. Devemos enxergar cada vez mais a beleza do caminho, pois Jesus se manifesta de várias maneiras. Jesus é o grande sinal escondido no rosto das pessoas. Ele assumiu a nossa humanidade na encarnação.

Na Cruz confirmou o grande amor que é a nossa Salvação. A Cruz é a fé, é a confiança no amor. Ela é a chave que liga a nossa vida e nos leva a ver Jesus.

Nossa Senhora fez a vontade de Deus. Ela é a Mãe, a nossa Mãe! Qual é a mãe que não deseja realizar os sonhos dos seus filhos? Mesmo que eu não entenda, com ela posso arrastar todos a Jesus, realizar os meus sonhos e ser feliz para a glória de Deus!

Transcrição por Marta Guimarães

Liturgia: 18 de Fevereiro de 2019

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Peço saúde e proteção para minha fam...

    Amália Carolina

  • Agradecer pela graça recebida, e peço...

    Salete Marafon Piva

  • QUERIDO SÃO FRANCISCO GRATIDÃO ETERNA...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO PROTE...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.