29 de Junho de 2020

13ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

Am 2,6-10.13-16

Leitura da Profecia de Amós.

6Isto diz o Senhor: “Pelos três crimes de Israel, pelos seus quatro crimes, não retirarei a palavra: porque eles vendem o justo por dinheiro e o indigente pelo preço de um par de chinelos; 7pisam, na poeira do chão, a cabeça dos pobres, e impedem o progresso dos humildes; filho e pai vão à mesma mulher, profanando meu santo nome; 8deitando-se junto a qualquer altar, usando roupas que foram entregues em penhor, bebem vinho à custa de pessoas multadas, na casa de Deus. 9Entretanto, eu tinha aniquilado, diante deles, os amorreus, homens espadaúdos como cedros e robustos como carvalhos, destruindo-lhes os frutos na ramada e arrancando-lhes as raízes. 10Fui eu que vos fiz sair da terra do Egito e vos guiei pelo deserto, durante quarenta anos, para ocupardes a terra dos amorreus.

13Pois bem, eu vos calcarei aos pés, como calca o chão a carroça carregada de feixes; 14o mais ágil não conseguirá fugir, o mais forte não achará força, o valente não salvará a vida; 15o arqueiro não resistirá de pé, o corredor veloz não terá pernas para escapar, nem se salvará o cavaleiro; 16o mais corajoso dentre os corajosos fugirá nu, naquele dia”, diz o Senhor.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 49

— Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

— Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

— “Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

— Quando vias um ladrão, tu o seguias e te juntavas ao convívio dos adúlteros. Tua boca se abriu para a maldade e tua língua maquinava a falsidade.

— Assentado, difamavas teu irmão, e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

— Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus, para que eu não arrebate a vossa vida, sem que haja mais ninguém para salvar-vos! Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.

Mt 8,18-22

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário


As condições para seguir Jesus

Meus irmãos e minhas irmãs,

O Evangelho de hoje é um relato de vocação. Traçando um paralelo com Lucas (9,57-62), pelo contexto imediato, a atitude do escriba e do discípulo é consequência da admiração e do entusiasmo por Jesus ter curado o servo do centurião. Contudo, eles não tinham discernido as exigências e consequências de seguir Jesus. Ao escriba, Jesus adverte que a vocação de discípulo é itinerante, ou seja, exige desapego e renúncia do conforto dos bens terrenos. Ao discípulo, Ele observa que não pode haver nada que anteceda ou possa retardar o seu seguimento.

Se é verdade que ninguém é excluído do segmento de Jesus, é verdade também que ninguém pode impor ao Senhor condições para segui-Lo. Isso vale para todos, inclusive para Jesus que se empenha em realizar a Vontade do Pai. Assim, seguir Jesus significa comportar-se, fazer a Vontade Dele e não a nossa.

A inspiração causada por Jesus sobre o escriba deve ter sido muito forte, pois ele era uma pessoa instruída, mestre de muitos; no entanto, depois de ouvir Jesus, ele se colocou diante Dele como discípulo, pronto a segui-Lo para aprender. Cristo deixou claro que não tinha nenhuma vantagem terrena a lhe oferecer. Depois disso, infelizmente o Evangelho não diz que decisão ele tomou.

Seguir a Cristo é estar pronto para a radicalidade na vida. O amor para com Ele não pode ser medido, pois é amor incondicional.

Em um mundo marcado pelo jogo de interesses e do acumular de bens, expor-se para o nada certamente não é atraente. “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8,20). A verdadeira vida só encontramos em Cristo. Desta forma, vos pergunto: qual é a vossa disposição para o seguimento autêntico de Jesus?

Frase do dia: “Não faça coisa alguma, nem diga palavra alguma que Cristo não faria ou não diria se encontrasse as mesmas circunstâncias.” São João da Cruz

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 29 de Junho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Para que Deus, pela intercessão da Vi...

    Ricardo Julio Maragna

  • vida financeira

    nazareth

  • Saúde, trabalho, estudos ( ilumine a...

    Andressa

  • Cure Senhor seu Filho JOUBERT COSTA N...

    Juliana

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.