Por Nathalia Silva Em Nossa Senhora Atualizada em 10 JUN 2022 - 14H39

Maria e a Santíssima Trindade

Comunhão com o Pai. Fidelidade a Cristo. Esposa do Espírito Santo

Divulgação
Divulgação


A maternidade divina é relativa ao Verbo Encarnado e fundamento de qualquer outro presente dado à Virgem Maria. A mediação das graças encontra sua origem na profunda união entre Ela e o Espírito Santo.

Neste sentido, o mistério do relacionamento entre Maria e o Espírito Santo é o ponto de partida do pensamento de São Maximiliano. Toda a vida terrena de Maria é colocada entre duas referências ao Espírito Santo: Anunciação e Pentecostes. Ela torna-se Mãe de Deus salvador por obra do Espírito Santo, concebe o Filho de Deus na natureza humana e O acolhe na fé. Maria caminha com o Espírito Santo até acolhê-lo na vinda sobre a Igreja nascente, perseverando em oração com os apóstolos e os primeiros discípulos.

Percorrendo o itinerário espiritual de São Maximiliano Kolbe, deparamo-nos com o progresso que ele fez na meditação e contemplação de Maria no mistério da Trindade. Enquanto vivia e experimentava na carne as metamorfoses comuns de um ser humano que busca transcender, ele permitia-se mergulhar neste mistério, dando passos até então desconhecidos.

Vejamos o que ele mesmo afirma no ano de 1932: “A Imaculada está tão unida ao amor de Deus, que se eleva não apenas acima de todos os santos, mas também acima de todos os anjos... de modo que esse pouco amor pela Imaculada nos eleva até que todos estejam ligados pelo amor. Além de tudo, o que significa amor ilimitado pela Imaculada? Ela, a mais próxima de Deus, e nós, mais próximos dela, por Ela até o próprio Deus. Deus nos deu essa ‘escada branca’ e quer, por essa ‘escada’, nos enviar para Ele, mas é antes nos abraçando do que simplesmente como uma porta para Deus” (escrito de São Maximiliano Kolbe 2044).

O Papa Paulo VI, em ocasião da beatificação de Frei Kolbe no ano de 1971, testemunhou que, no pensamento de Kolbe, Cristo preserva não apenas o primeiro lugar, mas o único lugar necessário e suficiente, absolutamente falando, na economia da salvação.

São Maximiliano Kolbe foi um homem, um frade, um santo, a partir da visão de Maria inserida na sua vida e no mistério da Santíssima Trindade. O pensamento de Kolbe percorreu etapas, revelou-se aos poucos e ganhou forma. Sua raiz encontrava-se no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Seus ramos se estenderam a partir da contemplação e, posteriormente, da entrega à Virgem Imaculada – a qual nasce no coração do santo como manifestação máxima da Trindade, como obra-prima Trinitária.




Escrito por
Nathalia SPinto
Nathalia Silva

Leiga consagrada na Milícia da Imaculada há 20 anos, faz parte de nossa equipe de Comunicação e Marketing. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Jornalista, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Teologia pela Universidade Claretiano.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.