{{name}}
Intercessor(a): {{intercession}}
Padroeiro(a): {{location}}
{{name}}
Intercessor(a): {{intercession}}
Padroeiro(a): {{location}}
Data: {{date}}
{{name}}
Intercessor(a): {{intercession}}
Padroeiro(a): {{location}}
Data: {{date}}
{{{content}}}
Oração
{{{pray}}}
Reflexão
{{{reflection}}}
13 de Outubro
Santo Eduardo
Intercessor(a):
Padroeiro(a): Da Inglaterra
Santo Eduardo
Intercessor(a):
Padroeiro(a): Da Inglaterra
Data: 13 de Outubro
Santo Eduardo
Intercessor(a):
Padroeiro(a): Da Inglaterra
Data: 13 de Outubro
Em 1013, aos 10 anos de idade, Eduardo foi exilado com a mãe na Normandia, França, numa invasão na Inglaterra. Após 29 anos de exílio, ele que tinha recebido formação de fé pela mãe, retornou à cidade natal e tornou-se rei da Inglaterra.
Quando ainda estava desterrado na Normandia, Eduardo prometeu a Deus que, se pudesse voltar à Inglaterra, faria uma peregrinação a Roma e uma doação ao Papa. Depois que conseguiu não só voltar à sua terra, mas ainda tornar-se rei, Eduardo contou aos seus colaboradores o juramento que tinha feito, mas eles observaram: “O reino está em paz porque todos lhe obedecem com prazer. Mas se Vossa Majestade fizer uma viagem tão longa, explodirá a guerra civil e o país se arruinará”.
Santo Eduardo decidiu então enviar embaixadores ao Papa São Leão IX, que lhe concedeu mudar a promessa por outra: dar aos pobres o que gastaria na viagem e construir um convento. Promessa cumprida, o rei construiu assim a famosa Abadia de Westminster, em cuja catedral são sepultados os reis da Inglaterra.
Em seu reinado, Eduardo lutou em favor dos pobres, foi pacificador em tempo de tribulação na pela Inglaterra nas brigas entre os partidos Normando e Anglo-Saxão. Ele promoveu diálogo e reconciliação, e aboliu leis injustas trazendo paz e prosperidade.
Para firmar a paz, Rei Eduardo casou-se com Edite Golwin, filha do adversário político, o Barão de Golwin. O barão, por sua vez, queria governar o país e para isso pudesse acontecer, fez algumas alianças políticas. Quando o Rei Eduardo percebeu as intenções de Golwin, exilou-o e enviou a esposa a um convento. Depois, ao reestabelecer sua nação, voltou a conviver com a esposa.
O santo restaurou a Abadia de Westminster, porém , quando ocorreu sua inauguração, em 28 de dezembro de 1065, o rei não pode ir, pois estava doente. Eduardo morreu em 1066. Foi canonizado, em 1162.
Os restos do rei foram transferidos à Abadia de Westminster em solene cerimônia oficiada pelo arcebispo São Thomas Becket. A Igreja o recorda com alegria, no dia 13 de outubro.
Santo Eduardo, rogai por nós!
Oração
Ó Deus, que concedestes a Santo Eduardo a graça de governar com justiça, promovendo o verdadeiro bem para seus governados, concede-nos a graça de governar nossas vidas e nossos bens com justiça e procurar verdadeiramente o bem do próximo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Reflexão
Santo Eduardo governou seu reino, segundo os preceitos de Deus, conduzindo o povo nos princípios da fé e da caridade, e realizando obras que marcaram o seu reinado de forma admirável mostrando, assim, que o Reino de Deus entre os homens é possível.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: