{{name}}
Intercessor(a): {{intercession}}
Padroeiro(a): {{location}}
{{name}}
Intercessor(a): {{intercession}}
Padroeiro(a): {{location}}
Data: {{date}}
{{name}}
Intercessor(a): {{intercession}}
Padroeiro(a): {{location}}
Data: {{date}}
{{{content}}}
Oração
{{{pray}}}
Reflexão
{{{reflection}}}
5 de Abril
São Vicente Férrer
Intercessor(a):
Padroeiro(a): De Valencia e Vannes
São Vicente Férrer
Intercessor(a):
Padroeiro(a): De Valencia e Vannes
Data: 5 de Abril
São Vicente Férrer
Intercessor(a):
Padroeiro(a): De Valencia e Vannes
Data: 5 de Abril
São Vicente Férrer nasceu em Valência, na Espanha, no ano de 1350. Pediu ingresso na Ordem dos Pregadores aos 17 anos. Dedicado ao estudo, ora em Lérida, ora em Barcelona, depois de um estágio em Tolosa, foi ordenado sacerdote em 1378. Desde o início, foi um excelente pregador e iniciou uma peregrinação por toda a Europa.
O período histórico era delicado, com muitas guerras e lutas contra a Igreja. Assim, em 1378, por ocasião da eleição de um novo papa, a corrente política da França não aceitou o novo eleito Urbano VI, criando um opositor na pessoa de Clemente VII, que foi residir em Avignon, na França. A Igreja se dividiu em duas, ocorrendo o chamado cisma da Igreja Ocidental porque ela ficou sob dois comandos, o que durou 39 anos.
Esse fato marcou profundamente a vida e a atividade do sacerdote Vicente Ferrer, já bastante conhecido como pregador. Vicente teve contato com o cardeal espanhol que o convenceu da legitimidade do papa de Avignon.
Ferrer foi chamado de "o anjo do Apocalipse", pois em suas pregações quase sempre falava dos flagelos e tribulações pelos quais haveria de passar a humanidade. Ele andou pela Espanha, França, Itália, Suíça, Bélgica, Inglaterra, Irlanda e muitas outras regiões, defendendo a unidade da Igreja, o fim das guerras, o arrependimento e a penitência. Sua voz se alçou como a mais poderosa na Europa. A causa da paz e unidade da Igreja pareceu estar resolvida com a abertura do Concílio de Constança, em novembro de 1414. Os dois papas renunciaram ao mesmo tempo, a bem da unidade. Num gesto de amor e profunda humildade, Vicente tirou todo seu apoio dado ao cardeal Pedro de Luna, a fim de defender a eleição do novo Papa Martinho V, trazendo de novo a união da Igreja Ocidental.
Continuando seu apostolado, Vicente foi para Bretanha e lá faleceu no dia 5 de abril de 1419, com 69 anos de idade. Foi canonizado pelo Papa Calisto III, seu compatriota, em 1458, que o declarou padroeiro de Valencia e Vannes. São Vicente Ferrer foi um dos maiores pregadores da Igreja do segundo milênio e o maior pregador do século XIV. É também padroeiro dos construtores.
São Vicente Ferrer, rogai por nós!
Oração
São Vicente Férrer, vós que tanto sofrestes e lutastes pela unidade da Igreja, intercedei junto a Deus para que nossa Igreja encontre a unidade, principalmente entre os líderes religiosos, sacerdotes e leigos que professam a fé católica. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Reflexão
A luta de São Vicente Férrer pela unidade da Igreja passou por uma intensa evangelização e também pela sua postura e escolhas. Sua ação missionária se mostrou fundamental em época de divisões para que a Igreja atravessasse o período turbulento que vivia. Seu modelo de santidade nos inspira uma vida promotora da unidade e da paz, algo tão necessário em nossos dias.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: