Santos

Santo, Amigo e Evangelista

Escrito por Espiritualidade

25 ABR 2023 - 00H00

Escrito por Leandro de Aguiar e Sandra Canabarro

Nossa jornada rumo ao céu continua, e para tomarmos o caminho acertado e seguro, estamos seguindo os passos de nossos amigos, os santos de Deus, que, com sua vida de amor a Jesus e a Maria, nos indicam como seguir em frente Vamos conhecer um pouquinho de algumas partes da vida de um Santo “dazantiga”, e posso dizer, sem erro, um dos primeiros e maiores santos de nossa amada Igreja: São Marcos Evangelista.

São Marcos era dotado de tamanha humildade que cortou o próprio polegar para não ser ordenado sacerdote, mas você sabe quem o queria ordenar? Ninguém menos que o grande São Pedro, primeiro Papa. Claro que prevaleceu a autoridade de São Pedro que o escolheu para ser Bispo de Alexandria, no Egito (mas que, na época, era uma cidade grega).

Ah, não posso esquecer de falar que São Marcos era discípulo de São Pedro, andavam sempre juntos nas mais diversas viagens, fundações de Igrejas e ordenações. Aprender direto da fonte não é para qualquer um, heim?

Agora imaginem aprender tudo sobre Jesus diretamente daquele a quem o próprio Cristo escolheu para ser o primeiro Papa de nossa Igreja? Bommmmm, acho que São Marcos “é o cara”. Só acho.

Conta-nos a história, que ao ser ordenado Bispo de Alexandria, São Marcos foi perseguido pelos idólatras, pois era um dos únicos homens da localidade que não oferecia sacrificios aos deuses pagãos, e isso incomodou os habitantes pagãos da cidade, que tramaram contra sua vida. São Marcos viajou por dois anos, e ao retornar foi perseguido e preso. O amarraram com uma corda no pescoço e o arrastaram por toda a cidade, onde sua carne e seu sangue se espalharam pelo chão e cobriram as pedras. Em seguida, foi colocado em uma prisão, e nesta foi visitado por um anjo e por Nosso Senhor Jesus Cristo, que o confortou dizendo: “A paz esteja contigo. Nada tema Marcos, meu Evangelista, pois estou aqui para levá-lo comigo”. Será que pode existir palavra mais doce que essa?

No meio dos suplícios São Marcos disse: “Senhor, entrego meu espírito em Suas mãos”. Pronunciadas essas palavras expirou. Seu corpo foi enterrado em Alexandria, mas depois foi levado para a Itália, terra de nosso amado Frei Sebastião, onde permaneceu. (Aliás, Frei Sebastião é de uma cidade próxima a Veneza. Naquela região, por todo lugar, tem a figura do leão que recorda o evangelista Marcos, padroeiro da grande basílica de Veneza. O Frei Sebastião se tornou um grande evangelizador e é forte como um leão).

Me toca uma palavra que ouvi do Padre Paulo Ricardo: na época dos mártires, eles ansiavam pelo martírio, eram de tal forma desapegados dessa vida que o único amor deles era Jesus, e, por isso, nada os amedrontava. Sabiam que, após breve período de suplícios, mesmo que aterradores, do outro lado estava o real e verdadeiro amor da vida deles: Jesus.

Meus irmãos e irmãs em Cristo, nos nossos tempos temos alguns santos de devoção, mas notamos que a maior parte das pessoas não tem como amigo santo algum dos Apóstolos ou Evangelistas. Já notou isso? Mas antes não era assim, e devemos entender que esses homens, como São Marcos, foram escolhidos pelo próprio Jesus, foram discípulos de Seus Apóstolos, e só por este motivo deveriam ser admirados e levados em grande conta por todos nós. Está aqui a oportunidade de ser um dos primeiros de nossa geração a ter como amigo santo um homem que escreveu um dos Evangelhos, alguém que aprendeu sobre a fé com São Pedro, e a quem Jesus foi buscar no momento da partida deste mundo.

São Marcos é um grande intercessor, e conta-nos a história dois milagres feitos quase que ao mesmo tempo por sua intercessão e ação. Simmmmm, ele agiu para a conclusão destes dois milagres. Vamos a eles.

Havia um homem que tinha câncer, a quem os vermes roíam o peito. Ele pôs-se mentalmente a invocar a intercessão de São Marcos, e em sonho viu um rapaz, com roupa de peregrino, passar correndo por ele, então perguntou ao que corria: Aonde vais com tanta pressa? São Marcos lhe disse que ia salvar um navio em perigo, mas, antes de se afastar do doente, São Marcos o tocou com a mão, e se foi. O rapaz acordou se sentindo completamente curado. Momentos depois um navio entrou no porto de Veneza e os tripulantes desceram contando por quanto perigo passaram, e como milagrosamente foram salvos por São Marcos Evangelista.

Esse santo não descansa, meus amigos e amigas. Tá com algum problema? Angústia? Falta de fé? Bora pedir ajuda a ele, que com certeza vai abrir seus ouvidos a nós, e sua intercessão vem, acreditem. 

Fonte: Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.