Por Marta Romero Em São José Atualizada em 17 SET 2021 - 12H06

Novena em honra a São José: Oitavo dia

No oitavo dia de oração ao padroeiro da Igreja, hoje, rezemos pelo pão nosso de cada dia




Diariamente, você reza, até 18 de março, pela Rádio Imaculada 1490 AM, na Grande São Paulo e filiais, com Frei Gilson Miguel Nunes, OFM Conv., à 1h30, às 18h30 e às 22h45, a poderosa novena em honra a São José, o castíssimo esposo da Mãe do Senhor, pai nutrício de Jesus. É possível acompanhar ao vivo aqui ou pelo aplicativo Milícia da Imaculada.

A Novena a São José é uma oportunidade para pedir graças e aprender de São José as virtudes daquele que foi escolhido para ser o pai adotivo de Jesus.

Novena a São José

Em 1870, o Papa Pio IX proclamou São José “Patrono da Igreja” e a partir de então, ele passou a ser cultuado no dia 19 de março. A Igreja sempre venerou São José e nos recomenda à sua intercessão.

São José foi escolhido por Deus para ser pai nutrício de Nosso Senhor e esposo da Virgem Imaculada. Tendo sido responsável pelo sustento da Sagrada Família, é padroeiro dos trabalhadores e protetor das famílias e padroeiro da boa morte.

Rezemos pelas intenções do Santo Padre o Papa e especialmente pelos cristãos do mundo inteiro que são perseguidos por causa da sua fé.

Com muita fé e confiança iniciemos:

Pelo sinal da + Santa Cruz, livrai-nos Deus + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do + Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vamos invocar o Espírito Santo de Deus:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Oração inicial (para todos os dias):

Deus e Senhor meu, Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo creio que estou em Vossa soberana presença agora, quando pretendo consagrar a São José esta novena.
Adoro-Vos com todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas. Adoro-Vos com toda a intensidade de que sou capaz e arrependo-me dos muitos pecados que fiz contra Vossa Divina Majestade.
Quero, nesta novena, aprender as virtudes que, com tanta perfeição, praticou o glorioso Patriarca São José e alcançar, por sua intercessão, as graças de que tanto preciso. Senhor, quem sou eu para me atrever a comparecer diante de Vossa presença?
Conheço a deficiência de meus méritos e a multidão de meus pecados, pelos quais não mereço ser ouvido em minhas orações, mas o que não mereço merece-o o pai nutrício de Jesus; o que não posso, ele pode. Venho, portanto, com toda a confiança, implorar a divina clemência, não fiado em minha fraqueza, mas no poder e valimento de São José. Amém.

Oração a Nossa Senhora (todos os dias):

Santíssima Virgem Imaculada esposa castíssima de São José, assisti-me nestes momentos que dedico ao culto de vosso glorioso esposo. Sem vosso auxílio, como eu poderia honrar dignamente o varão justo a quem vós dedicastes trinta anos de vossa vida? Nem sei, nem posso honrá-lo como ele merece; por isso venho a vós para que completeis o que a mim me falta, e façais por ele o que eu não sei fazer. Ajudai-me, Senhora, em minhas orações, para que sejam favoravelmente atendidas, pela intercessão e valimento do vosso Santo Esposo.

8º Dia da Novena 

Oremos, hoje, pelo pão nosso de cada dia

Confraternizo-me convosco, terníssimo José, por causa das privações a que vistes sujeita vossa amada família, na terra de peregrinação, e pelo mesmo desterro tão meritório, sobretudo para a Mãe do Filho de Deus.
Uno minhas lágrimas às que derramastes, em vosso coração, pela dureza do exílio e por tudo que faltou a vós, a Maria e a Jesus, no Egito. Vossa família, que é a família de Deus, tão paciente, e eu me queixo de qualquer pequena e insignificante mortificação, ainda que necessária!
Ó meu querido José, pela alegria imensa que inundou vosso coração quando Jesus, pela primeira vez, deu-vos o doce nome de pai, e pela sujeição com que, pela primeira vez, vos prestou a homenagem de Sua obediência, suplico-vos que me ensineis a obedecer aos meus superiores e a sofrer, com paciência as provas que a Divina Providência permitir para purificar-me de meus pecados e para alcançar a vossa graça e misericórdia.
Alcançai-me também, pela alegria com que voltastes do exílio para morar em Nazaré, a graça que, com humildade, vos peço nesta novena, sobretudo por todos aqueles que passam penúria e dificuldades, por todos aqueles cujo sustento de cada dia se torna difícil, pelo desemprego, pela falta de moradia, pela falta de saúde e de condições necessárias para uma vida digna. Amparai-me e socorrei-me, São José. Amém.

(Neste momento, peça a graça que necessita conseguir)

Para melhor alcançar as graças pedidas, rezaremos sete Pai-nossos, sete Ave-Marias e sete Glórias ao Pai em honra das alegrias e dores do glorioso patriarca. (Ver oração final para todos os dias)

Oração final para todos os dias:

Lembrai- vos, ó puríssimo Esposo da Virgem Maria, ó meu doce Protetor São José, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorando vosso socorro e não fosse por vós consolado. Com grande confiança, venho à vossa presença recomendar-me fervorosamente a vós. Não desprezeis as minhas súplicas, ó pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Assim seja!

Eis que o Anjo do Senhor manifestou-se a ele em um sonho, dizendo: ‘José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados’. (…) José, ao despertar do sono, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu em sua casa sua mulher (Mateus 1,21-24).

V. Rogai por nós, José santíssimo.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Ó Jesus, que por uma inefável providência, dignastes-Vos escolher o bem-aventurado esposo de Vossa Mãe Santíssima; concedei-nos que aquele mesmo que veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Valei-me, São José! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado. Salve Maria Imaculada!

Confira os outros dias da Novena: , , , , , e

No oitavo dia de reflexão, na Novena de São José, Padre Jucelândio José do Nascimento comenta a virtude da caridade de São José:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marta Romero, em São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.