Além do exame geral de consciência, os Exercícios Espirituais falam do exame particular (EE 24-31) como um meio muito útil de combater um defeito ou pecado concreto ou “particular”.
Contam que o próprio Santo Inácio praticou este método até o final de sua vida. Você não gostaria de melhorar sua vida em algum ponto?
Tendo definido qual é o defeito ou pecado que quero combater, começarei de manhã, cedo, lembrando meu propósito de não cair nesse defeito ou pecado nesse dia.
Ao meio-dia ou depois do almoço, examinarei se, durante o período da manhã, evitei esse pecado e reforçarei meu propósito de não cair nele, durante a tarde.
Finalmente, à noite, examinarei se caí nesse pecado ou defeito no período da tarde, prometendo mais uma vez estar atento, para não cair nele.Leia MaisMI Internacional convida à oração do Rosário ao vivo neste sábado (4) às 14hFrustração: encarar ou fugir?Você ainda não colabora com a MI?
Na orientação espiritual, costumo propor este método aos que desejam corrigir sua vida com seriedade.
E termino garantindo: “Se você perseverar três meses, fazendo o exame particular fielmente, eu lhe garanto que você melhorará nesse ponto... ou você abandonará o exame particular.
Porque não é possível constatar continuamente um erro e não fazer o possível para corrigi-lo!”.
Contam que o próprio Santo Inácio praticou este método até o final de sua vida. Você não gostaria de melhorar sua vida em algum ponto?
Por Padre Luís González Quevedo, jesuíta
Alimente sua espiritualidade cristã e mariana com a Milícia da Imaculada:
Colabore com uma doação online:
A devoção à Nossa Senhora das Dores
A Igreja celebra no dia 15 de setembro Nossa Senhora das Dores, uma devoção que começou no final do século IX. Foram Santo Anselmo e São Bernardo que contribuíram para exaltar essa forma de devoção e veneração das lágrimas de Maria aos pés da cruz. Conheça mais sobre essa devoção acessando:
Consagração a São Miguel Arcanjo
Durante este mês de setembro, convidamos você a rezar com nosso pai seráfico, Francisco de Assis, percorrendo um caminho de fé e devoção a São Miguel Arcanjo:
Nossa Senhora Rainha
O mês de agosto é especial para a Igreja, pois é o mês vocacional e nele recordamos festas de grande importância, como a Transfiguração do Senhor, a Assunção de Nossa Senhora e, por fim, a festa de Maria Rainha.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.