Por Núria Coelho Em Brasil Atualizada em 09 JUL 2020 - 09H18

Campeonato Paulista de Futebol volta no dia 22 de julho

Campeonato foi paralisado em 16 de março e ainda tem 24 jogos a serem disputados

Divulgação
Divulgação
Jogos estavam suspensos desde o início da pandemia de coronavírus no estado de SP


O governador João Doria (PSDB) anunciou na tarde desta quarta-feira (8) que os jogos do Campeonato Paulista serão retomados em 22 de julho. Os estádios devem estar sem torcida e os clubes vão disputar as partidas em cidades que estão na fase amarela da flexibilização. A previsão é que a final do Campeonato Paulista de Futebol ocorra em 8 de agosto. Os jogos estavam suspensos desde o início da pandemia de coronavírus no estado de São Paulo.

"O Paulistão foi paralisado faltando seis rodadas. A previsão, e sobre isso falará o presidente da Federação, é que a final seja disputada possivelmente no dia 8 de agosto, sábado, e no dia seguinte, ao que tudo indicado, domingo, dia 9, começa o Campeonato Brasileiro de Futebol", disse Doria.

A autorização foi aprovada pelo Centro de Contingência para o Coronavírus, em conjunto com a Federação Paulista de Futebol (FPF). O retorno será gradual e prevê uma série de medidas estabelecidas em protocolo sanitário apresentado ao comitê pela Federação. Dentre eles, testagem com frequência, retomada com trabalho individual, além de higiene e proteção dos atletas.

O Campeonato Paulista foi paralisado na décima rodada, em 16 de março e ainda tem 24 jogos a serem disputados em seis datas – duas rodadas do fim da primeira fase, quartas de final, semifinal e dois jogos das finais.

“Em nenhum momento faltou atenção, faltou diálogo e faltou harmonia entre os clubes de São Paulo e as autoridades do estado e as autoridades municipais. O futebol de São Paulo vai continuar poupando vidas cumprindo rigorosamente os protocolos apresentados”, afirmou Reinaldo Bastos, presidente da Federação Paulista.

Aildo Ferreira, secretário de Esportes do estado, fez um apelo aos torcedores dos times para que não façam aglomeração nas proximidades dos estados onde serão disputados os jogos. “Não vá a um estádio onde esteja acontecendo uma partida, não coloque em risco o Campeonato paulista, não há necessidade, não tem o que fazer lá”, pediu.

De acordo com o GloboEsporte.com, o protocolo elaborado pela Federação Paulista para o retorno dos jogos do Campeonato Paulista inclui, entre outras medidas, o confinamento das 16 equipes participantes do torneio e a divisão dos estádios em "zonas", de acordo com a permissão de acesso.

Se algum jogador, membro da comissão técnica ou funcionário testar positivo para Covid-19, o protocolo será o mesmo aprovado pela FPF para a volta aos treinos, no mês passado. As medidas incluem o isolamento imediato do indivíduo infectado, a análise prévia de quem teve contato com ele e exames em quem teve contato direto por mais de cinco minutos.

Não há expectativa para público até o fim do Paulistão. “A partir do momento que tivermos a vacina, tivermos a imunização das pessoas essa possibilidade pode ser analisada pelo Centro de Contingência”, afirmou João Gabbardo, secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus.

Sobre a data do final do Campeonato Paulista coincidir com a data do início do Brasileirão, Reinaldo Bastos disse que isso será definido quando for definido o finalista.

“Quanto a data final que coincide nós temos um entendimento constante com Rogério Cabloco, na CBF, não só sobre esse assunto, mas de uma forma geral e nós vamos achar o melhor caminho, a melhor forma.”

Divisão em zonas

Os estádios envolvidos nos jogos do Paulistão serão divididos em três zonas: azul, vermelha e amarela, sendo que a azul é a mais próxima do campo de jogo, e a amarela a mais distante.

A zona azul é aquela que compreende todos os locais pelos quais passarão jogadores, comissões técnicas e árbitros: corredores, vestiários, áreas de acesso, túneis, bancos de reservas e o campo de jogo;

A zona vermelha é todo o restante do interior do estádio, que poderá ou não estar ocupado: arquibancadas, área de imprensa, cabines, salas administrativas e operacionais, entre outros espaços;

A zona amarela é fora do estádio, no entorno dele, incluindo tudo que estiver envolvido com a operação do jogo: pontos de acesso e credenciamento, estacionamentos, etc.

Número de pessoas

As pessoas envolvidas em cada parte da operação terão credenciais específicas para o acesso às respectivas zonas. No total, serão menos de 200 profissionais credenciados.

Zona azul: máximo de 101 pessoas, incluindo jogadores, comissões técnicas, árbitros, gandulas, maqueiros, delegados da FPF, médicos e outros envolvidos diretamente no jogo;

Zona vermelha: máximo de 65 pessoas, incluindo bombeiros, diretorias dos dois clubes, funcionários que participam da transmissão da TV, seguranças, equipes de apoio e limpeza, árbitros do VAR, entre outros;

Zona amarela: máximo de 27 pessoas, incluindo policiamento, seguranças, funcionários de manutenção, entre outros.

Limpeza

Cada zona terá um protocolo diferente de higienização. No caso da zona azul, que compreende o campo de jogo, o clube mandante terá de providenciar limpeza completa da área 24 horas antes da partida. Vestiários serão desinfectados e isolados até a chegada das equipes, e todas as áreas que podem ser tocadas com as mãos (até mesmo as traves) também passarão por desinfecção.

Fases do jogo

A operação será dividida em quatro fases. Antes do reinício do Paulistão, os clubes terão de apresentar uma lista com os nomes de todos os funcionários que podem participar dos jogos. Cartazes informativos e dispensadores de álcool em gel serão colocados em diversos pontos dos estádios. O uso de máscara é obrigatório em todas as zonas.

Dias que antecedem o jogo: quando serão conferidas as listas de funcionários enviadas pelos clubes, a revisão do estádio quanto aos cartazes informativos e medidas de higiene, além da limpeza e desinfecção das áreas envolvidas na partida;

Pré-jogo: nesta fase, três portões serão liberados, um só para as delegações, outro para os funcionários da transmissão e outras operações, e um terceiro para os demais profissionais. Todos devem entrar de máscaras e terão suas temperaturas medidas na entrada. Os roupeiros e responsáveis pela organização dos vestiários podem chegar três horas antes dos jogos;

O jogo: fase que começa na chegada das equipes e árbitros ao estádio. Haverá distanciamento nos bancos de reservas, e as bolas serão constantemente desinfectadas pelos gandulas. Os jogadores precisarão trocar todo o uniforme no intervalo. Apenas os jogadores em campo, técnicos e trio de arbitragem poderão estar sem máscaras;

Pós-jogo: as delegações deverão aguardar o protocolo de saída em ambiente ao ar livre. A equipe visitante deixará o estádio primeiro, seguida pela equipe mandante e pelo trio de arbitragem. Os clubes voltarão diretamente a seus locais de concentração.


Fonte: G1/Globo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.