Por Núria Coelho Em Brasil

Hemocentros de SP sofrem com baixos estoques de sangue e plaquetas

Volume de doações despencou com avanço da Covid-19

Divulgação
Divulgação


A pandemia da Covid-19 derrubou os estoques dos bancos de sangue de São Paulo e de todo o País. A queda aconteceu porque as pessoas deixaram de sair de casa para doar.

Em São Paulo, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue, Colsan, abastece os bancos de sangue de 12 hospitais da região do ABC - onde estão cidades como São Bernardo do Campo, São Caetano, Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, entre outras - litoral paulista, 3 hospitais do Vale do Ribeira e mais 45 Hospitais na capital do estado.  

Segundo Ingrid Oliveira, Supervisora de Laboratório, a Colsan tem estoques para no máximo 5 dias de Hemácias e Plaquetas. Já o Tipo O negativo, mais raro, não tem estoque, lamenta Ingrid.

Para tentar melhorar a situação dos bancos de sangue, Ingrid Oliveira faz um convite: "Não vamos parar no feriado, então, venha doar, ajude a salvar vidas".

Para doar acesse 

E de olho no baixo estoque de sangue em todo o país, as empresas Waze e 99 fecharam parcerias com diferentes hemocentros para facilitar os caminhos de quem quer doar e, assim, colaborar para que essa situação comece a ser revertida.

A 99 oferecerá descontos de R$ 30 para ir e voltar dos principais pontos de doações de sangue da cidade. Para ativar os descontos para endereços selecionados, basta incluir o código DOESANGUESP no app. A regras e a lista de endereços participantes podem ser verificados neste link.

Já o Waze fechou uma parceria com o Hemocentro São Lucas (que fica no Hospital Santa Paula - Avenida Santo Amaro, 2468), o Grupo PareBem de estacionamentos e a Gazit, empresa que opera, administra e desenvolve Shopping Centers ao redor do mundo.

A ideia consiste em o Waze exibir um outdoor visual (PIN) sobre a campanha nas telas de celulares de motoristas e pedestres que estiverem usando o app em ruas e avenidas próximas ao Hemocentro São Lucas. Quem doar terá estacionamento grátis e ainda vai receber um kit de agradecimento com frasco de álcool em gel 70% e camiseta, ambos cedidos pelo Grupo PareBem.

É importante destacar que as doações acontecem em ambientes seguros e livres de aglomerações, pois os hemocentros estão atendendo poucas pessoas por vez.

Gostou da ideia? Veja abaixo a lista de requisitos para doar. Em caso de dúvidas, acesse

Hemocentro São Lucas ou o site do 99 ou ligue (11) 3660 5972 - telefone do Hemocentro São Lucas.

PARA DOAR SANGUE VOCÊ DEVE:

Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);

Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos;

Pesar acima de 50 quilos;

Estar em boas condições de saúde;

Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.

OBS: Os doadores menores de 18 anos acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, deverão levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.

O reconhecimento de firma é dispensável com a presença do responsável legal do começo ao fim da doação e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica a do Termo de Autorização.

O documento de autorização pode ser retirado no posto de coleta ou clicando aqui.

PARA DOAR SANGUE VOCÊ NÃO DEVE:

Ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite).

QUAL O INTERVALO ENTRE AS DOAÇÕES?

Homens podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses;

Mulheres podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses;

Fonte: Colsan?Máquina Cohn & Wolfe Assessoria

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.