Por Vladimir Ribeiro Em Igreja

Círio de Nazaré 2021: entenda a importância da corda para os devotos

Símbolo introduzido no Círio em 1885 quando uma enchente da baía do Guajará alagou a orla de Belém

Divulgação
Divulgação
Corda se tornou um dos principais ícones da festa


Um dos principais símbolos da festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, no Pará, é a corda na qual os devotos seguram durante a procissão. Esse símbolo da festa é feito de sisal e foi confeccionado em Santa Catarina com 800 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro.

Porém, neste ano o símbolo vai ficar apenas em demonstração para os devotos em 95 paróquias de Belém. O diretor de procissões da festividade, Mário Tuma Junior, explica que este ano ainda haverá limitações por conta da pandemia de Covid-19.

Para chegar em Belém a corda foi dividida em duas partes de 400 metros. No sábado, dia 25 de setembro, a partir das 14h30, a corda do Círio 2021 vai passar por vistoria pela diretoria da festa de Nazaré

Mário Tuma Júnior explica que o significado da corda para o Círio é o de ser um ícone de ligação entre o povo e o divino, assim como vários outros símbolos presentes na procissão. “A corda é um ícone do Círio, igual ao manto e a berlinda. Porém, esse é o que mais liga o fiel a Nossa Senhora”, diz.

A corda foi introduzida no Círio em 1885 quando uma enchente da baía do Guajará alagou a orla de Belém, desde o mercado do Ver-o-Peso até a Igreja das Mercês.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.