Um dos principais símbolos da festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, no Pará, é a corda na qual os devotos seguram durante a procissão. Esse símbolo da festa é feito de sisal e foi confeccionado em Santa Catarina com 800 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro.
Porém, neste ano o símbolo vai ficar apenas em demonstração para os devotos em 95 paróquias de Belém. O diretor de procissões da festividade, Mário Tuma Junior, explica que este ano ainda haverá limitações por conta da pandemia de Covid-19.
Para chegar em Belém a corda foi dividida em duas partes de 400 metros. No sábado, dia 25 de setembro, a partir das 14h30, a corda do Círio 2021 vai passar por vistoria pela diretoria da festa de Nazaré
Mário Tuma Júnior explica que o significado da corda para o Círio é o de ser um ícone de ligação entre o povo e o divino, assim como vários outros símbolos presentes na procissão. “A corda é um ícone do Círio, igual ao manto e a berlinda. Porém, esse é o que mais liga o fiel a Nossa Senhora”, diz.
A corda foi introduzida no Círio em 1885 quando uma enchente da baía do Guajará alagou a orla de Belém, desde o mercado do Ver-o-Peso até a Igreja das Mercês.
Fonte: Radioagência Nacional
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.