Por Angelica Lima Em Igreja Atualizada em 26 FEV 2020 - 10H41

CNBB lança CF 2020 e Rádio Imaculada terá programação especial nesta quarta

Rádio Imaculada transmite ao vivo o lançamento da CF 2020. Confira ao vivo a programação especial entre 9h e 12h.


A CF 2020 toma como referência a parábola do bom samaritano (Lucas 10, 25-37)


A Rádio Imaculada e a TV Imaculada transmitem, ao vivo, a cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade 2020, nesta quarta-feira (26), a partir das 10h, horário de Brasília. No domingo, 1 de março, será transmitida a Santa Missa de abertura da CF 2020, direto do Santuário Nacional de Aparecida (SP), das 8h às 9h. 

Tradicionalmente, na quarta-feira de cinzas, início da Quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lança a Campanha da Fraternidade 2020 (CF 2020). O evento ocorrerá na sede da entidade, em Brasília, a partir das 10h. A CF deste ano tem como tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, e lema: "Viu, sentiu compaixão cuidou dele".

Participam do evento, o secretário Geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Joel Portela Amado; Maria Rita Pontes, sobrinha de Irmã Dulce e gestora das obras sociais Ir. Dulce; frei Giovanni Messias, também das Obras sociais Ir. Dulce; padre Patricky Samuel Batista, secretário-executivo de Campanhas da CNBB; entre outras autoridades civis e religiosas.

A Campanha da Fraternidade (CF) é uma forma que a Igreja Católica no Brasil encontrou de vivenciar a Quaresma. Há cinco décadas a Campanha (CF), coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propõe temas que apontam para a necessidade de compromisso do cristão. Também propõe discussões e enfrentamento dos problemas que afetam os pobres: precariedade da saúde, do trabalho, educação, moradia, políticas públicas, entre outros já foram foco da CF.

A CF 2020 toma como referência a parábola do bom samaritano (Lucas 10, 25-37). O sacerdote e o levita, desviam-se do homem ferido, pois não tinham tempo para ele. Mas o Samaritano aproxima-se da vítima dos salteadores e, movido pela compaixão, gasta seu tempo e dinheiro, ficando com ele na hospedaria. Paga todas as despesas e promete retribuir ao dono da hospedaria tudo o que gastasse para cuidar do homem ferido.

Hino da Campanha

Santa Dulce dos Pobres é a grande inspiração do videoclipe da Campanha da Fraternidade 2020. A letra é de autoria do padre José Antônio de Oliveira, 67 anos, da paróquia São João Batista de Barão de Cocais da arquidiocese de Mariana (MG). A música é de Gilson Celerino, que também fez o arranjo para coro a quatro vozes e órgão.

O assessor do setor Música Litúrgica, que faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o jesuíta irmão Fernando Benedito Vieira, explica que este ano o hino tem um diferencial.

“Pensando também nas Igrejas onde existem corais e órgão, fizemos pela primeira vez uma versão para coro a quatro vozes e órgão”, ressalta.

Assista ao videoclip da CF 2020:

Mais informações no Jornal Milícia Sat, sempre às 12h30 e no Jornal Brasil Hoje, às 7h.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.