A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, da CNBB, promove um Seminário Nacional de Iniciação a Vida Cristã direcionado aos presbíteros. A iniciativa ocorrerá de 5 a 7 de abril, por meio da plataforma Zoom, das 8h30 às 12h, e contará com certificação emitida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC-Rio.
A proposta, segundo Mariana Venâncio, assessora da Comissão, é que o seminário reflita sobre as implicações pastorais da Iniciação à Vida Cristã (IVC); o papel da Catequese a serviço da IVC, além de abordar temas importantes para se compreender a teologia da IVC, como a mistagogia, por exemplo”.
“Além disso, o seminário irá apresentar experiências e pistas para a implementação do projeto da IVC, que poderão orientar os presbíteros que tiverem dúvidas sobre como começar”, argumentou.
Padre Jânison de Sá, também assessor da Comissão, acrescentou que a iniciativa buscará animar e motivar todos os presbíteros para que possam assumir sempre mais o projeto da Iniciação a Vida Cristã.
“Nós percebemos a necessidade, a urgência desse maior envolvimento de todos os padres nessa missão tão bonita que é iniciar na fé às pessoas, às gerações. Por isso a presença, o apoio, a atuação do presbítero é fundamental”, disse.
O assessor destacou também que a Comissão espera contar com a presença dos presbíteros para uma melhor compreensão, reflexão e prática de uma catequese à serviço da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal nas paróquias e comunidades.
As inscrições para participar do Seminário poderão ser realizadas até o dia 30 de março, no formulário disponível no Google Forms (clique aqui). Aqueles que se inscreverem, posteriormente, receberão o link de acesso ao seminário via e-mail.
Fonte: CNBB
Pastoral da Aids lança campanha de enfrentamento à epidemia
Desde sua fundação, a Pastoral da Aids assumiu o primeiro de dezembro como uma data significativa do seu engajamento.
Papa pede que igreja e sociedade promovam inclusão de pessoas com deficiência
A exortação do Papa também é direcionada para dentro da vida eclesial, pois não basta “criar uma paróquia plenamente acessível” eliminando as barreiras físicas. “Entre os mais frágeis no meio de nós, estão as pessoas portadoras de deficiência.”
Aprovada a Lei que institui o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria
Rosário significa “coroa de rosas”. Foi definido por São Pio V como “um modo muito piedoso de oração, ao alcance de todos, que consiste em ir repetindo a saudação que o anjo fez a Maria; intercalando um ‘Pai Nosso’ entre cada dez ‘Ave Marias’ e tratando de ir meditando enquanto isso na vida de Nosso Senhor”.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.