Por Ana Cristina Ribeiro Em Igreja Atualizada em 24 AGO 2021 - 17H46

Dom Hélder Câmara

“O segredo da eterna juventude é dedicar a vida a uma causa”, disse Dom Hélder Câmara




Dom Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909 em Fortaleza, no Ceará. Era filho de João Eduardo Torres Câmara Filho, jornalista e bibliotecário, e da professora primária Adelaide Pessoa Câmara. Arcebispo de Olinda e Recife, atuou incansavelmente pela defesa dos direitos humanos. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Martin Luther King, dos Estados Unidos e o Prêmio Popular da Paz da Noruega.

Aos 22 anos de idade, Dom Hélder Câmara foi ordenado sacerdote, com a autorização da Santa Sé, pois não completara a idade mínima para ordenação, que era de 24 anos

Aos 22 anos de idade, Dom Hélder Câmara foi ordenado sacerdote, com a autorização da Santa Sé, pois não completara a idade mínima para ordenação, que era de 24 anos.

Em 1936, foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará, cargo que ocupou por cinco anos. Foi um dos organizadores da Ação Católica que atuava junto às pessoas carentes.

Em 1950, Dom Hélder apresentou um projeto ao Vaticano para fundar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A instituição, que atualmente reúne os bispos católicos do país, foi fundada em 14 de outubro de 1952.Leia MaisDesacelere Por que o Domingo de Ramos foi decisivo para Santa Clara?Vamos neutralizar o mal?

Neste mesmo ano, Dom Hélder foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e ali permaneceu por 12 anos atuando nas pastorais, movimentos estudantis e operários, e também nas ligas comunitárias contra a fome e a miséria.

Em 1964, foi nomeado Arcebispo de Olinda e Recife, no Pernambuco, onde continuou sua atuação e se posicionou contra a ditadura. Em 1985, tornou-se bispo emérito. Faleceu em 1999, no Recife - PE.

Venha ser um jovem evangelizador:

Quero ser um jovem mílite

Confira a Jovem Mílite de abril:

Baixe a sua JM aqui!

Escrito por
Ana Cristina
Ana Cristina Ribeiro

Graduada em Jornalismo e licenciada em Letras, atua no Departamento de Redação da MI como jornalista responsável pela revista "O Pequeno Mílite" desde 2016.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.