Igreja

Signis Brasil celebra 12 anos de fundação

Com diretoria recém-renovada, associação segue com projetos para promover a comunicação católica no país

Escrito por Vladimir Ribeiro

05 DEZ 2022 - 10H40

Arquivo Signis

Com a proposta de formar uma representatividade e fortalecer a comunicação de inspiração cristã e católica no país, nasceu, no dia 2 de dezembro de 2010, a Associação Signis Brasil, durante a 12ª Assembleia Geral da União de Radiodifusão Católica (UNDA Brasil), realizada em Curitiba (PR).

Na ocasião, foi elaborado, votado e aprovado o estatuto e eleita a primeira diretoria, constituída pela presidente Ir. Helena Corazza (Paulinas-Sepac); vice-presidente Pe. César Moreira (Rede Aparecida); tesoureiro Pe. André Lima (Rádio Aliança, de Brasília) e secretário Antônio Celso Pinelli (Rádio Aparecida).

A nova entidade acolheu profissionais ligados à UNDA Brasil e membros da antiga Organização Católica Internacional de Cinema (OCIC) e da União Brasileira de Comunicação Social (UCBC). Ir. Helena Corazza conta que foram anos de reflexão sobre como articular as associações anteriores: "Essas associações, fundadas em 1928 para garantir a presença de cristãos leigos nos meios de comunicação, refletiam essa visão de meios setorizados. A concepção da Signis traz o conceito da convergência de mídias".

Filiada à Signis Mundial e ALC (América Latina e Caribe), a associação recebeu o reconhecimento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e assumiu como lema “A comunicação para uma cultura de paz”.

"Foi um momento forte de comunhão, com o apoio de Dom Orani João Tempesta, que presidia a Comissão de Comunicação da CNBB, da assessora, Ir. Élide Fogolari, e da diretoria da UNDA, sob a presidência do Irmão Lauro Pazetto. Houve também a presença de representantes da América Latina e da Signis Mundial, que trabalharam muito para a criação de Signis no Brasil", recorda a religiosa paulina, primeira a presidir a associação.

A Signis Brasil surgiu com vocação à pluralidade, uma vez que passou a abrigar profissionais, acadêmicos e veículos de comunicação (jornais e revistas; portais; emissoras de rádio e televisão) ligados à Igreja em diferentes regiões do país. Hoje, conta também com o Setor Jovem e de Educomunicação e Pesquisa.

Novo momento, novos rostos e projetos

Há poucos dias, a Signis Brasil realizou sua 4ª Assembleia Geral e reformulou a diretoria executiva, conselho fiscal e coordenação dos setores. Alessandro Gomes foi reeleito para a presidência e vê que a missão da associação está "ganhando corpo e mais pessoas que têm colaborado nessa empreitada". Acompanham-no no triênio 2023-2026 Geizom Sokacheski (vice), Angelica Lima (secretária) e Jéssica Maia (tesoureira).

O presidente reconhece, ao longo desses 12 anos, o protagonismo dos vários comunicadores e comunicadoras que "deram muito do seu saber e do seu serviço, são pessoas que devemos lembrar e agradecer sempre". Para ele, "esse foi um tempo de amadurecimento e de formação para, com muita ousadia, alçarmos novos projetos para o Brasil. Vamos em frente com fé e muita determinação".

Saiba mais sobre a SIGNIS Brasil acessando seu site oficial.

Fonte: Signis Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.