Estudo do Ministério da Saúde revelou aumento do aleitamento materno no Brasil, em crianças com idade de até cinco anos. O leite materno é oferecido para 53% das crianças brasileiras durante o primeiro ano de vida. Para os bebês com até seis meses, 45% se alimentam exclusivamente por meio da amamentação. O índice sobe para 60% entre os menores de quatro meses de vida.
O estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, do Ministério da Saúde, foi realizado entre fevereiro de 2019 e março deste ano. Foram analisados os casos de 14,5 mil 505 crianças, com menos de cinco anos de idade.
O levantamento mostra que os índices de aleitamento maternos cresceram no País, nas últimas décadas. Na amamentação exclusiva de bebês com até quatro meses, o aumento foi de quase 13 vezes, em 34 anos.
O aumento também foi verificado entre crianças com até seis meses. Neste caso, o aumento foi de cerca de 16 vezes, na comparação com dados da pesquisa feita em 1986.
Ao divulgar os dados do último estudo, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, disse que o ato de amamentar é importante para a sociedade como um todo.
Além de melhorar o vínculo entre a mamãe e o bebê, o ato contribui para a redução da mortalidade infantil e de diversas doenças e para ao aumento da expectativa de vida.
Fonte: Rádio 2
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.