MI

Expressão de uma alma bela

A perseverança na oração torna uma pessoa agradável e feliz, porque ela busca assemelhar-se ao seu Senhor com o qual se encontra continuamente e de quem apreende a coragem para anunciar o Evangelho

Escrito por Túlia Savela

28 FEV 2020 - 00H00 (Atualizada em 24 AGO 2021 - 11H13)

Confira a intenção da MI para todos os dias de março e o texto preparado pela Missionária Sara Caneva e a Voluntária Matilde Luvisotto, do Instituto das Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe, que atuam na área de formação no carisma da MI. Inspire-se!

Intenção da MI para o mês de março:

Para que a oração constante seja o sopro dos nossos corações.

“Perseverantes na oração” (Rom 12,12)

“A oração é a expressão de uma alma bela”, nos disse Padre Kolbe. “Somente no momento da oração, o homem eleva o coração em direção ao paraíso e entra em diálogo com o Criador do universo, com a causa primeira de tudo, com Deus” (Escrito de São Maximiliano Kolbe 1208).

Os onze apóstolos, depois de terem assistido a Ascensão de Jesus ao Pai, retornam a Jerusalém e se reúnem no cenáculo junto com algumas mulheres e os parentes do Senhor. O texto nos diz que com eles estava Maria, a mãe de Jesus, que partilhava com eles suas jornadas e os ajudava a estarem “juntos e perseverantes na oração”.

Maria sustenta com sua fé e com a sua oração, a fé e a oração dos discípulos, destes homens que se tornaram seus filhos.

São Maximiliano confirma que “toda boa mãe se alegra muito quando o filho lhe pede alguma coisa. Quando invocamos a proteção da Imaculada expressamos a confiança de filhos na bondade da querida mãe do céu (conf. EK 1208).

Do mesmo modo, Deus reconhece com alegria a confiança que nós lhe manifestamos na oração. Para ser agradável a Deus, a oração não necessita expressar-se em fórmulas estabelecidas ou em palavras bonitas. A sua essência é o agradecimento, o pedido ou a adoração dirigida a Ele.

A necessidade e a eficácia da oração se podem sentir em todo lugar, ainda mais num coração inquieto como se apresentava o dos discípulos no cenáculo. Podemos e devemos aproveitar cada ocasião para nos conectar com Deus e especialmente, através da Imaculada, com uma simples invocação, “Maria” ou Salve Maria Imaculada”, enquanto se trabalha, se caminha, nos afazeres do dia a dia e, dessa forma, o nosso coração pulsará no ritmo do diálogo calmo, amoroso e constante com o Criador.

A Imaculada vive do diálogo aberto com o Senhor e pela fé abriu-se ao Seu projeto de amor. Nos aproximando dela estaremos seguros de poder contar com a sua amora presença e intercessão da mesma forma como aconteceu aos discípulos.

Graças, também à sua intercessão, desce sobre eles o Espírito Santo, que os transforma em missionários do amor vitorioso de Cristo. A oração perseverante abre seus corações à coragem do testemunho do Evangelho.

Certamente Deus também tem um lindo projeto de amor para cada um de nós que o conheceremos se nos abrirmos à Sua luz e com ela virá a energia e a coragem para sermos verdadeiros missionários. A Virgem orante intercede por todos aqueles que se propõem a testemunhar Jesus, a ser perseverantes no anúncio da alegria do Evangelho.

Entregar a nossa vida nas mãos da Imaculada significa caminhar com Ela, acolher os seus ensinamentos e suas atitudes. “Quem não reza”, nos fala o nosso santo, “não compreende facilmente o espírito da oração. Além disso, ele não consegue perceber a felicidade que a oração oferece à alma, a energia que a oração comunica na vida de cada dia” (EK 1208).

Que também nós, através da oração, com docilidade, sejamos capazes de escutar Deus e responder generosamente à Sua Palavra.

Leia na comodidade do seu lar, mensalmente, a revista O Mílite, preparada para os colaboradores da MI, pessoas que desejam que o Evangelho seja espalhado no mundo todo, com o objetivo de que todos se abram ao amor de Cristo:

Seja Mílite

Para realizar uma doação online:

Doe agora

A cada dia uma reflexão mariana para sensibilizar para a importância de Nossa Senhora na vida dos cristãos:

Programa Consagração a Nossa Senhora

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em MI

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.