Meu planetinha - Região Norte
Por Ana Cristina Ribeiro Em Meu Planetinha Atualizada em 05 JUL 2019 - 13H16

Conheça a Região Norte do país


MEU PLANETINHA - Região Norte

Região Norte

Vamos, durante este ano, fazer uma grande viagem pelo Brasil para conhecer suas regiões e estados. Imagine que você está em um avião que decola da capital do Acre, Rio Branco, e atravessa por mais de duas horas a Floresta Amazônica até chegar a Manaus, capital do imenso estado do Amazonas.

Dá para imaginar como é grande esta região que corresponde a quase metade do território brasileiro? Sabia que lá mora 8% da população total do Brasil?

Belém, capital do Pará, está na foz do rio Amazonas. É a maior cidade da região e é chamada de Portal da Amazônia.

Os estados de Roraima e Amapá são os extremos do Brasil e suas capitais, Boa Vista e Macapá, respectivamente, estão acima da linha do Equador.

Também faz parte da região norte o estado de Rondônia que já foi chamado de território do Guaporé, até 1982. O nome Rondônia é uma homenagem ao Marechal Cândido Mariano Rondon que, no início do século passado, foi indicado para levar as linhas de telégrafo, uma espécie de telefone da época, aos lugares mais distantes do Brasil. Ao encontrar índios, Rondon não entrou em conflito com eles, mas conseguiu maneiras de estabelecer o diálogo com os povos nativos.

O estado do Tocantins tem o mesmo nome do rio que corta o estado. Fazia parte do estado de Goiás, mas, em 1988, com a nova constituição, estabeleceu sua autonomia e seu território deixou de ser considerado da região centro-oeste para constar na região norte do Brasil.

Como a região contém a maior floresta do mundo e também o maior rio, a alimentação da população se baseia em peixes. Também se come o pato no tucupi, que é a ave preparada com um molho extraído da mandioca; com ele se faz também o tacacá que é uma sopa com goma de mandioca, camarões e temperos; o açaí que é oferecido como sobremesa em diversas regiões, no norte, é servido também com camarões e peixes no almoço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Cristina Ribeiro, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.