Por Túlia Savela Em Meu Planetinha Atualizada em 23 OUT 2019 - 09H28

Dia do Agrônomo

No dia 13 de setembro é comemorado o Dia do Agrônomo. A data recorda o ano de 1933 quando foi regulamentada a profissão no Brasil.




Pense em uma pessoa que sabe lidar com terra, plantas e animais. E ainda mais, sabe como transportar produções e como negociar vendas. Este é o profissional de agronomia.

Quando o ser humano, na pré-história, passou a morar num mesmo lugar e ali plantar seus alimentos, começou também a ver que a terra e as plantas precisavam de cuidados especiais. Assim, podemos dizer, surgiram as primeiras noções de agronomia.

Na Bíblia, percebemos como esta união do homem com a terra é importante. O salmo 79 fala de como foi plantada uma muda de videira, como a terra foi preparada  da falta de cuidado com a cerca, que o permitiu que animais de fora a atacassem. No Evangelho de João, no capítulo 10, Jesus fala sobre a criação de ovelhas, sobre os cuidados, a pastagem, o abrigo e também o perigo dos lobos.

O agrônomo cuida da administração rural, dos ciclos do plantio e das equipes de trabalho. Entende de animais, plantas e solo, mas também de pessoas e de distribuição, conservação e vendas dos produtos. Uma coisa que às vezes a gente não imagina é que um profissional que se empenha em produzir mais e melhor está ligado também à preservação da natureza. Quando precisa ser feito um reflorestamento, ele indica também como deve ser realizado para ter sucesso.

Zela pelos rebanhos e garante a qualidade das plantações. Neste sentido, a  tecnologia tem um papel fundamental para melhorar as plantações. Robôs e computadores são aproximados a enxadas e tratores por ele.


Um pouquinho mais sobre agronomia

A agronomia propriamente dita surgiu por volta do ano 1100 quando o árabe Ibn Al Awan escreveu, na Espanha, mais de 1500 páginas intituladas Livro da Agricultura. Ele reuniu os conhecimentos dos gregos e romanos antigos com suas pesquisas de observação e medições com os instrumentos disponíveis à época. Ele fala sobre solo, árvores, sementes e enxertos. Também sobre veterinária e criação de gado. Seu livro revolucionou a ciência. Prova disso é que até hoje utilizamos o sistema métrico árabe na agricultura quando nos referimos a arroba (medida de peso) ou alqueire (medida de extensão de terra). Ibn Al Awan montou até um calendário agrícola que unia o calendário lunar, utilizado por árabes, com aquele solar, adotado por povos latinos.

Para receber a nossa revista infantil, sempre recheada de aventuras na História em Quadrinhos; catequese, brincadeiras e evangelização, clique no botão abaixo e deixe seus dados conosco:

Seja um pequeno mílite!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.