Em 5 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa, idioma oficial brasileiro, contudo também falado em nove países. A data comemorativa foi instituída em 2006, pelo decreto de Lei nº 11.310, em homenagem ao escritor, político e um dos mais dedicados pesquisadores da língua, Ruy Barbosa (que nasceu no dia 5 de novembro de 1849).
Para se ter uma ideia da importância do idioma, existem mais duas comemorações: o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio) estabelecido pela Unesco e o Dia da Língua Portuguesa, comemorado em Portugal, no dia 10 de junho, em homenagem ao poeta Luís de Camões.
Outra informação relevante divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de que até o fim do atual século, 500 milhões de pessoas deverão falar a língua portuguesa. E a projeção é otimista, já que 280 milhões de pessoas já comunicam pelo idioma em quatro continentes, tornando a língua mais falada do hemisfério Sul.
Em contrapartida, apesar da língua portuguesa ser um idioma tão rico e conhecido ao redor do mundo, a realidade interna ainda é preocupante. A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE apontou que até o final do ano passado, 5,6% das pessoas com 15 anos ou mais eram analfabetas no Brasil.
Esse número total significa 9,6 milhões de cidadãos, dos quais 55,3% vivem na região Nordeste e 22,1% na região Sudeste. Outro resultado que chamou atenção foi de que quanto mais alta a faixa etária do grupo, maior o índice de analfabetismo.
Para mudar esse cenário, o Senac EAD disponibiliza cursos com foco em língua portuguesa, para auxiliar professores a se manterem atualizados, entre eles: Língua Portuguesa, Acordo Ortográfico: A Nova Ortografia da Língua Portuguesa, Licenciatura em Pedagogia, além de cursos de pós-graduação e extensão universitária. Acesse o site e conheça as opções oferecidas.
O IN recebeu hoje a professora Luciana dos Santos, doutora em Letras, professora no Senac para os cursos de graduação e pós-graduação, ministrando disciplinas para os cursos de Letras Inglês/Português, Pedagogia, entre outros. Este foi apenas um dos destaques do Imaculada Notícias desta terça-feira (31). Acompanhe o Jornal na íntegra!!
Sobre o Senac EAD
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.