Diga Sim

14 maneiras de como ser mais grato

“Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa

Barbara-Rodrigues2

Escrito por Barbara Rodrigues

17 OUT 2019 - 12H15 (Atualizada em 30 DEZ 2021 - 21H50)

Quando pensamos em gratidão, às vezes podemos pensar somente em coisas abstratas e muito idealizadas, mas como é ser grato na prática? Neste texto, separei 14 maneiras de como você pode ser mais grato no seu dia a dia, sem nenhuma dificuldade, é só seguir esses itens para perceber como a gratidão está presente na sua vida! Vamos lá:



1. Agradeça ao acordar

Até pode parecer clichê, mas abrir os olhos é sim um bom motivo para agradecer. Infelizmente tendemos a dar importância a esse momento quando alguma fatalidade acontece ou quando perdemos alguém. Esperar que algo ruim aconteça para agradecer parece injusto, não é? Por isso, agradeça ao acordar. Um simples: “Obrigado Senhor por mais um dia” já é o suficiente.

2. Já reparou na sua comida?

Para ter uma vida mais saudável, os médicos recomendam comer de 3 em 3 horas, contabilizando seria de 5 a 6 refeições por dia. Se você segue esse plano alimentar ou se não consegue porque não tem tempo, já é um motivo para você agradecer. Em ambos os casos, o problema não está na falta de comida e isso é maravilhoso. Imagina o José, a Maria, o Ricardo, a Tereza, enfim, tantas pessoas que não conseguem fazer nem menos uma refeição. Ao pensar dessa maneira, até o simples arroz com feijão vira um banquete.



3. Se desfaça das tranqueiras

Sabe aquela gaveta cheia, o armário que nem abre mais e a mesa do escritório entulhada de coisas? Então, é hora de limpá-los e se desfazer das coisas desnecessárias. Quando fazemos isso abrimos espaço (literalmente) para coisas novas e nos desprendemos de coisas que podem nos fazer ficar nostálgico, no mal sentido. Quando estamos nos sentimos bem, ficamos propensos a agradecer.

4. Reconheça quem te ama

Ao longo da vida, conhecemos muitas pessoas. Algumas delas nos marcam e outras não. A grande questão é quando ficamos obcecados por pessoas que não nos querem em suas vidas e insistimos nisso. Desprendemos muita energia e não olhamos em volta. Sempre existiu e sempre vai existir alguém que te admira e que te ensina a ser melhor. Você sabe quem são essas pessoas na sua vida? Já falou com elas sobre o bem que te fazem?



5. Esteja com quem você ama

Não basta reconhecer quem te ama, precisa estar com elas. Não estou dizendo que fisicamente, mas faça-se presente na vida delas. Sabe aquele amigo que mudou a sua adolescência e vocês não se falam há meses, mande uma mensagem, se possível marque de se encontrarem. Renove suas amizades! Eu tenho muitos amigos que marcaram épocas diferentes da minha vida e não consigo vê-los sempre, mas pelo menos uma vez ao ano me encontro com cada um deles. É pouco, mas para estar com quem gostamos não precisamos mensurar uma quantidade, o que importante é a intensidade.

6. Agradeça a quem você ama

Sua vida não seria a mesma sem aquelas pessoas que te rodeiam. E você já agradeceu por fazerem parte dela? Às vezes achamos que deixamos evidente o que sentimos pelas pessoas, mas às vezes é só achismo. As palavras têm força e muito mais quando estão atreladas às ações, por isso, demostre o quanto você gosta daquele vizinho ou do padeiro do bairro, não importa quem seja, demostre, diga!



7. Conecte-se com a natureza e ela te mostrará o que é essencial na sua vida. Simples assim!

Quer fazer uma trilha, ir à praia ou olhar o pôr do sol, tudo isso é muito bom, mas também dá para fazer isso em sua casa. Sempre tive cachorro e por mais que eu esteja cansada depois de um dia de correria, quando a minha Boder Collie, Lady, e o vira-lata mais lindo do mundo, Kovú, me veem e tentar me derrubar da escada, não consigo simplesmente ignorá-los. Um segundo de afago me faz reconhecer como é bom ser amada e como sou feliz por tê-los. Você pode sentir a mesma coisa com o peixinho do aquário ou até mesmo com aquela plantinha que você rega e deixa sua casa com cara de lar. O segredo é se conectar com a natureza e ser grato conscientemente. Não faça o carinho, não regue as plantas ou alimente os bichinhos no automático. Esteja presente naquele momento e a mágica irá acontecer pelo menos num breve segundo!



8. Sorriso e um bom dia

Acredito que me apaixonei pelo meu esposo por ele ser tão simpático. A todos que encontra ele faz questão de cumprimentar. Onde ele passa as pessoas ficam mais amigáveis. Então, que tal dar um bom dia ou um sorriso para as pessoas que encontrar? Talvez para você não faça diferença, mas quem sabe você não muda a vida de alguém e com certeza pessoas mais agradáveis entraram na sua vida.

9. Seja voluntário

Procure algo que você gosta e que ajude os outros, não importa qual a atividade: seja como voluntário em creches, em casa de repouso, plantando árvores, evangelizando – se você tem interesse nisso podemos te ajudar agora. Torne-se um voluntário da MI – ou contando histórias. O importante é reservar um tempo para fazer do mundo um lugar melhor. Ao ajudar os outros, você se ajuda e gera o sentimento de gratidão.



10. Pare de reclamar nas Redes Sociais

A sua timeline deve estar repleta de história e de pessoas perfeitas. Como você não fez aquela viagem à Malta ou qualquer lugar mega interessante, ou como não comprou aquele carro novo, ou como não noivou ou ainda não saiu para o lugar mais badalado da sua cidade, o jeito é postar um meme falando em como sua vida é ruim, assim as pessoas curtem sua postagem e você não fica para trás. Ou, para piorar sua situação, você entre nas postagens alheias para descarregar seu descontentamento. Não perca o seu tempo! Use as redes sociais para conhecer coisas novas e aprimorar seus gostos. Não reclame da sua vida, ela é sua. Por mais que queira, não é reclamando que você vai para Malta!

11. Dê valor para as coisas materiais você tem

Sua casa é pequena e não dá para acomodar direito os seus amigos. Seu carro é 1.0 e não tem ar-condicionado. Como você vai dar carona para alguém em dia de chuva se os vidros embaçam e você precisa limpar o com um paninho? Agora troque esses pensamentos por: ase você não tem uma casa, logo não precisa se preocupar em convidar seus amigos para irem até ela, sem carro você não tem como dar carona. Como seria sua vida sem as coisas que você batalhou para ter? Atualmente você pode ter um Palio 97 enquanto sonha em ter um Tiggo 5X. Tudo bem querer algo melhor, mas no presente quem te dá o conforto para não pegar ônibus lotado é o Palio 97, seja grato por isso! Você não precisa de mais do que você tem em um dado momento.



12. O que você tem para agradecer hoje irá mudar amanhã.

Você não será o mesmo de amanhã, as coisas que você valoriza hoje podem não fazer sentido na semana que vem. E não tem problema, somos seres em constante mutação. As nossas experiências, o meio em que vivemos, a sabedoria que adquirimos e os problemas que temos que resolver mudam quem somos – mudar no sentido de aprimorar, porque nossa essência é imutável. Permita-se mudar, mas agradeça hoje porque amanhã talvez isso não seja mais importante e você poderá perder a oportunidade de agradecer algo bom para você naquele dado momento.

13. O sofrimento pode ser um ótimo professor

A vida é feita por momentos felizes e triste, a grande questão é como lidamos com o sofrimento. Grandes lições podem ser aprendidas quando algo ruim acontece. É claro que não devemos esperar só coisas negativas para nos tornarmos fortes, mas quando o sofrimento bater à sua porta, compreenda a lição que ele traz para sua vida e permita-se crescer, ou seja, enxergue o que há de bom até mesmo na dor.



14. Lista da Gratidão

Habitue-se a escrever num caderninho ou até mesmo no bloco de notas do seu celular o que aconteceu de bom durante o seu dia. Mesmo que seja só um item não tem problema, escreva! O que fez você se sentir grato hoje?

Escrito por
Barbara-Rodrigues2
Barbara Rodrigues

Formada em Letras pela Faculdade São Bernardo (FASB), Barbara Rodrigues é apaixonada por livros e autoconhecimento. Atua no Departamento de Comunicação e Marketing da MI há 9 anos e há 1 ano é responsável pelo Setor de Marketing Digital que cuida do Portal e das redes sociais da MI.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Barbara Rodrigues, em Diga Sim

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.