Por Barbara Rodrigues Em Diga Sim Atualizada em 08 OUT 2020 - 15H53

A ausência nos torna gratos

Quando achamos que não temos nada e até isso nós perdemos, damos conta de quanto somos agraciados



Em um texto anterior – Senhor, obrigada por mais um dia! – eu havia comentado que apreciar o que temos quando já não temos parece um pouco injusto. O ideal é agradecer pelas pequenas coisas da nossa vida para assim nos sentirmos repletos e, consequentemente, nos abrirmos para coisas novas. Como diria o Chorão: “Um homem quando está em paz não quer guerra com ninguém”. A gratidão é isso: o reconhecer do ser e o agradecer do ter.

Mas estar consciente de todas as coisas a todo momento pode ser uma tarefa muito árdua e, por isso, podemos deixar passar batido algo que realmente é importante, mas que só nos damos conta da dimensão disso quando perdemos esse algo.

Acredito que essa perda pode acontecer em dois níveis: o que atraímos e o que a vida leva.

No primeiro caso é como se estivéssemos contribuindo para perder algo importante. Para exemplificar seria quando tratamos alguém que nos ama com desprezo, os colegas com soberba, nossos bens com descaso. Estamos ocasionando algo negativo no futuro, sabe a lei do retorno, então, é sobre isso.

O segundo caso é um pouco mais complicado e envolve questões externas às nossas vontades e ações. Vamos supor que você batalhou a vida inteira para construir sua casa e um dia ela é inundada por uma enchente levando anos de emprenho; ou o carro que você batalhou para ter e um ladrão o levou em poucos minutos; ou ainda você ver o amor da sua vida adoecer e partir te deixado sozinho. Esses são exemplos de questões que estão fora do nosso controle.

Assim, a ausência de algo que um dia foi bom mostra, de modo avassalador, como fomos felizes em algum momento. Somente sentimos saudades do que foi bom. Se você refletir sobre isso, verá que a ausência te mostra momentos bons e, que apesar das contrariedades da vida, você teve a oportunidade de ser feliz. Nada é infinito! A ausência te lembra isso, mas ela também te traz para o agora fazendo-o mais consciente sobre sua própria situação.

O ensinamento que fica é de não se entristecer pelo o que foi perdido, mas agradecer hoje pelo que você tem, pois isso também um dia poderá ser perdido.

Escrito por
Barbara-Rodrigues2
Barbara Rodrigues

Formada em Letras pela Faculdade São Bernardo (FASB), Barbara Rodrigues é apaixonada por livros e autoconhecimento. Atua no Departamento de Comunicação e Marketing da MI há 9 anos e há 1 ano é responsável pelo Setor de Marketing Digital que cuida do Portal e das redes sociais da MI.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Barbara Rodrigues, em Diga Sim

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.