Por MI Em Comportamento

A busca por novo trabalho

No Dia do Trabalho, confira dicas para conseguir um emprego novo




A equipe da Jovem Mílite resolveu fazer um bate-papo com Jaqueline Ramos, psicóloga clínica, organizacional e da educação, que trabalha com entrevistas de emprego. Assim, ajudamos você que na hora do processo seletivo. Confira! 

Por que você estudou psicologia?

Acho que sempre tive uma quedinha para esse campo. É uma área que contribui com a formação humana e o desenvolvimento das pessoas. Me deu o conhecimento técnico para essa função, seja atuando em clínicas, empresas ou escolas.

Como é o trabalho de selecionar pessoas para o emprego?

É complexo. Preciso usar as diversas técnicas de maneira coerente para selecionar os candidatos. Exige muita responsabilidade. Não é julgar uma pessoa, porque não existe candidato bom ou ruim, mas aquele que preenche mais ou menos os requisitos daquela vaga. Ajudo com que as pessoas e as vagas se encontrem de maneira adequada.

E as entrevistas das quais muita gente tem medo. Como são?

Entrevista é uma das ferramentas do processo seletivo. Existem experiências e dinâmicas, testes técnicos, dinâmicas de grupo, entre outras modalidades. Na hora da entrevista é claro que não adianta ficar nervoso, mas é algo inevitável. Às vezes o nervosismo atrapalha a pessoa no processo seletivo. É importante saber que é normal ficar tenso, mas levar com seriedade o momento. A preparação para um processo seletivo é importante. É necessário conhecer a empresa e a oportunidade, é preciso tirar as dúvidas e compreender bem a vaga à qual se candidata.

Tem algumas dicas para quando chega a hora da entrevista?

É importante saber sobre si mesmo para ter segurança. Muitas vezes pergunta-se sobre qualidades pessoais, superações de desafios, enfim, sobre si mesmo. É necessário que a pessoa se expresse com clareza sobre si própria. É importante ter clareza também sobre o histórico profissional, explicar bem e de forma correta as experiências anteriores. Precisa ter em mente que é um momento único porque não vai dar para ficar repetindo ou acrescentando coisas depois. Muita gente às vezes não consegue transmitir aquilo que gostaria de si e das habilidades profissionais. Também não é bom mostrar despreparo ou desinteresse durante o processo seletivo. Atraso é um erro comum que sem uma justificativa prejudica em muito.

E para quem busca o primeiro emprego, quais as orientações?

Para o primeiro emprego existem instituições que ajudam nessa formação de preparo adequado para ser Jovem Aprendiz. Muitas vezes essas instituições encaminham para empresas e dão um empurrãozinho, por assim dizer, no primeiro emprego. Precisa investir tempo e energia na busca de um resultado. Precisa se dedicar à atividade de buscar o primeiro emprego. A gente não sabe quando vai chegar a primeira oportunidade e isso pode causar desânimo, mas devemos estar cientes de que é um desafio que pode ser superado somente com perseverança. No atual momento complexo de insegurança e dificuldades, precisamos acolher e conviver com esses sentimentos; ao mesmo tempo é necessário partir para a ação, sem deixar que o medo e a insegurança paralisem a busca. O contínuo exercício de busca de emprego precisa de organização. Precisa de um currículo bem feito, e para isso talvez seja necessária ajuda de alguém com mais experiência; é necessário colocar numa agenda quais os dias e horários da busca de emprego e é necessário que essa busca seja constante; é fundamental entrar em contato com parentes e amigos, sobretudo colegas de escola, para avisar que está em busca de emprego, saber se alguém sabe de algo; as redes sociais são aliadas na busca de emprego e podem aproximar as vagas de quem as procura. É necessário que a pessoa se expresse com clareza sobre si própria.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.