Por Gabriel Queiroz Em Viagem

Itu: um passeio para amigos e família

A famosa e aprazível cidade de Itu, no interior paulista, oferece grandes possibilidades de lazer




Em 1610 a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Candelária foi o ponto de partida para a fundação da cidade da Itu que, naquela época, ainda nem tinha este nome. Em torno da capela surgiu um povoado que foi crescendo cada vez mais, assim como a história de boa parte das cidades de interior.

Com o passar do tempo, o local se firmou como um entreposto de comércio na rota entre o sul do país e as regiões mineradoras de Mato Grosso e Goiás. Os habitantes que foram chegando eram principalmente artesãos e comerciantes do ramo têxtil. A produção de açúcar também foi outro ponto forte.

O título de cidade só chegou mesmo em 1842, e poucos anos depois foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica.

Os conflitos políticos fizeram de Itu o “Berço da República”, pois foi lá que, em 1873, aconteceu a Primeira Convenção Republicana em que foi criado o Partido Republicano Paulista.

Com o passar dos anos, o açúcar foi perdendo espaço para o café e, com a abolição da escravatura, a cidade se viu cheia de imigrantes, em sua maioria italianos. Depois da construção da Rodovia Castelo Branco, na década de 1970, muitas indústrias se instalaram no município. Nessa mesma época nasceu a fama da “Cidade dos Exageros”, graças a um humorista conhecido como Simplício, que interpretava o caipira Osório no programa Praça da Alegria. O personagem contava vantagens de sua terra de origem sempre de forma exagerada, e essa visibilidade acabou atraindo turistas para a cidade, que vinham em busca dos objetos gigantes.

Hoje em dia, a cidade é uma Estância Turística, e o tamanho de suas atrações ainda chama curiosos do Brasil inteiro. É impossível andar pelo centro da cidade sem se impressionar com os semáforos e orelhões cavalares, ou esculturas decorativas a céu aberto em larga escala, perfeitas para fotos. O comércio local também se aproveita da fama e comercializa objetos gigantes, que podem ir desde um singelo clips de papel (que chega a ser do tamanho da própria folha) a pirulitos gigantes (e de verdade!!!) que são impossíveis de serem devorados por uma pessoa só.

Além de todo esse exagero, a cidade coleciona museus, parques naturais, campings, pesqueiros, pontos turísticos históricos, religiosos e rurais que atendem a família inteira, e uma gama de opções gastronômicas que agradam gostos e bolsos de quem quer que seja.

Igreja matriz Nossa Senhora da Candelária

Muito importante para a história da cidade, a Matriz se tornou um ponto turístico e chama à atenção por sua arquitetura, imagens e pinturas que brilham feito ouro. Localizada no centro da cidade, a igreja é de fácil acesso e conta com uma praça charmosa e muito convidativa para uma caminhada e um sorvete (de Itu).

Praça dos exageros

Para quem curte Cazuza, essa é a praça perfeita! Brincadeiras à parte, tudo por lá é exagerado. Orelhão, banco, trena, cupcakes e até um tabuleiro de xadrez parecem saídos de um filme de animação. Adultos viram crianças e o passeio pela praça rende fotos pra lá de divertidas para as redes sociais.



Parque Maeda

Um dos pontos mais conhecidos da cidade, o pesqueiro e pousada oferece serviço completo para quem quer descanso ou aventura. Chalés, piscinas, teleférico, trilhas e restaurantes são apenas algumas das opções encontradas no lugar que, inclusive, é palco para diversos festivais de música nacionais e internacionais.

Eu fui!

“Um dos pontos fortes da cidade, pra mim, é a capacidade de agradar diferentes faixas etárias. É um passeio pra família inteira! Tem aquela atmosfera gostosa de cidade de interior, mas ao mesmo tempo é de fácil acesso para chegar. Independente do que você busca, seja aventura, descanso, natureza, gastronomia, está tudo ali à mão. Eu recomendo muito”. Patrícia Ferreira

“Eu nunca tinha acampado e na cidade de Itu tive minha primeira experiência com um grupo de amigos. De um lado, o contato com a natureza, do outro, toda a estrutura que a cidade em si oferece. Esse equilíbrio fez com que eu curtisse ainda mais a experiência e com certeza é um destino que está nos meus planos pro futuro. OBS: o sorvete é sensacional”. Gabriel Queiroz

“Fui acampar em família na cidade de Itu. Ficamos apaixonados por todas as atrações que o município oferece e o acolhimento local cativa bastante. Os objetos gigantes chamam muito à atenção, principalmente das crianças e rendem fotos incríveis. Tivemos dias maravilhosos de muita diversão. Pretendo voltar outras vezes e super indico a todos”. Luana Yoshie

 “Fui no centro histórico quando criança e esse passeio ficou guardado na minha memória. Por ser pequena, os pontos turísticos gigantes tinham uma magnitude ainda maior. Lembro que era uma cidade viva em cores, e tudo me encantava. É impossível sair de lá sem alguma lembrancinha (ou lembrançona, rs). Pretendo voltar quando a pandemia passar”. Giulia Eugênio

Escrito por
Gabriel Lopes
Gabriel Queiroz

Formado em Rádio, TV e Internet, atua como produtor audiovisual na Rede Imaculada de Comunicação. É um entusiasta da cultura e do entretenimento e acredita, assim como São João Paulo II, na força da arte como ferramenta para adentrar os corações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Viagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.