Psicologia

Um verdadeiro amigo nos leva a Deus

A amizade nasceu junto com a humanidade para desenvolver as virtudes necessárias para a vida em sociedade

Eduardo Galindo (Divulgação)

Escrito por Eduardo Galindo

20 JUL 2022 - 00H00 (Atualizada em 21 JUL 2022 - 12H39)

Divulgação

A amizade é a interação de duas pessoas que são mais próximas uma da outra do que apenas colegas ou conhecidos. Por isso, um amigo tem o compromisso de se interessar pela vida do outro de forma desinteressada.

A verdadeira amizade começou a se tornar uma atitude rara nos últimos anos, pois as pessoas começaram a esquecer o que é ser um verdadeiro amigo. As relações de consumo passaram a prevalecer na sociedade, o que resulta em mentiras, fingimentos e traições. Tudo isso perverte o verdadeiro valor da amizade.

Em muitas consultas, pacientes revelaram que foram encaminhados por seus amigos e em alguns casos são os amigos que estão lá na sala de espera acompanhando os pacientes, isto é um lindo sinal de amizade, se preocupar com a saúde do outro. Algumas vezes os pacientes relatam o abandono e o desprezo dos “amigos” quando estão passando por uma situação de doença ou transtorno mental. Leia MaisUm modelo de fé para nósCNBB oferece subsidio para celebrar o Mês da Bíblia“Sereis minhas testemunhas até os confins da terra”Um presente para você

Frei Sebastião é um amigo, apesar de ainda não termos almoçado juntos em um restaurante, nem termos saído para assistir um filme, e muito menos termos assistido um jogo de futebol, ainda. Todas as vezes em que nos encontramos foi em torno do altar celebrando a Eucaristia. A amizade com ele é bem diferente, pois consegue colocar Jesus e Maria no centro da amizade, então não é uma relação só entre duas pessoas, mas uma relação que tem como essencial Jesus e a Imaculada Conceição.

Na relação com ele consigo sentir a amorosidade da presença de Maria, e isto facilitou a minha vida de oração e tornou a minha devoção mais sensível e próxima dos santos. No dia 20 de julho se comemora o Dia do Amigo, é nesse dia que celebramos também o nascimento de Frei Sebastião, um homem profundo e maduro, capaz de nos enraizar em Deus que é a fonte do verdadeiro amor.

É com essa presença singela que ele se torna amigo de cada mílite e de cada fiel que reconhece nele a terra fértil que a boa semente do Evangelho encontrou na sua voz e no seu testemunho, o verdadeiro rosto de Cristo amigo e irmão. Feliz aniversário, Frei Sebastião! Celebro o seu amor e a sua amizade

Fonte: O Mílite

Escrito por
Eduardo Galindo (Divulgação)
Eduardo Galindo

Psicólogo Clínico, especialista em Psicoterapia Breve. Suas áreas de atuação são psicoterapia de adultos, grupos e casal, workshop, e assessorias de grupos e palestras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Psicologia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.