Reportagem

Arte do Encontro - CF 2024 - Um cofrinho missionário das crianças para outras crianças.

Irmã Antônia Vânia de Sousa nos fala sobre as Pontifícias Obras Missionárias e a Infância e Adolescência Missionária

Escrito por Cibele Battistini

01 MAR 2024 - 06H04 (Atualizada em 01 MAR 2024 - 09H41)

Arte do Encontro - uma série de entrevistas com agentes de pastorais, voluntários e comunicadores de associações abordando as diferentes categorias dentro do tema "Fraternidade e Amizade Social da Campanha da Fraternidade 2024 - "Vós sois todos irmãos".

Neste quarto episódio da série de Entrevistas, conversamos com a Irmã Antônia Vânia de Sousa - secretaria Nacional da Infância e Adolescência Missionária das Pontifícias Obras Missionárias. 

O que são as Pontifícias Obras Missionárias?

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) são organismos oficiais da Igreja Católica, vinculados ao Dicastério para a Evangelização, que é presidido pelo Papa Francisco. As POM existem para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. Sua identidade pode ser resumida em duas palavras: universalidade, isto é, todas as Obras para todos os povos; e pontifícias, ou seja, são Obras do Papa para toda a Igreja.

Constituem uma rede universal, em 130 países, a apoiar o Papa no seu compromisso missionário com todas as Igrejas particulares. Realizam isso mediante a oração, que é a alma da missão, e o auxílio material aos cristãos no mundo inteiro, ajudando a despertar a consciência missionária além fronteiras. 

As Pontifícias Obras Missionárias têm como objetivo “promover o espírito missionário universal no seio do povo de Deus” 

As quatro Obras Missionárias:

• Pontifícia Obra Missionária para a Propagação da Fé

• Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária

• Pontifícia Obra Missionária de São Pedro Apóstolo

• Pontifícia União Missionária

Como foi o início das POM no Brasil?

As Pontifícias Obras Missionárias foram criadas no Brasil em 20 de novembro de 1978, por iniciativa dos superiores provinciais das congregações: Missionários da Consolata, Missionários Combonianos, Missionários do Verbo Divino, Missionários Xaverianos, Missionárias da Imaculada e PIME (Pontifício Instituto das Missões ao Exterior).

A primeira sede nacional das POM foi em São Paulo. Em maio 1979, decidiu-se criar uma filial das POM em Brasília para facilitar o diálogo e comunhão com a CNBB. A filial de Brasília, a partir de fevereiro de 1982, se transferiu para o Centro Cultural de Brasília (CCB dos Jesuítas).

Qual é a missão da Infância e Adolescência Missionaria que pertence as Pontifícias obras Missionárias?

Por meio do olhar atento às realidades universais, os missionários da IAM agem em suas realidades locais, como protagonistas da missão, comprometidos com os objetivos da IAM de:

1. Suscitar o espírito missionário universal entre as crianças e adolescentes;

2. Cooperar espiritualmente com orações, sacrifícios e testemunho de vida;

3. Despertar e fortalecer as vocações missionárias, no anúncio de Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem;

4. Incentivar pais, educadores e assessores a promover o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização e solidariedade universais;

5. Cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças e adolescentes necessitados dos cinco Continentes.

O que é o Cofrinho Missionário?

Quando o bispo francês dom Carlos Augusto de Forbin-Janson fundou a Associação da Santa Infância em 1843, seu desejo era que todas as crianças do mundo pudessem conhecer a Jesus e ter uma vida digna, mas que as próprias crianças com suas orações e donativos fizessem isso, ajudando-se pelo mundo inteiro. Por isso, as crianças da IAM cooperam espiritualmente com orações e materialmente com ofertas, fruto de seus sacrifícios.

Essas ajudas são necessárias, conforme diz o próprio compromisso da Obra: “Uma Ave-Maria por dia e uma moeda por mês”. As crianças e adolescentes missionários cooperam materialmente com ofertas que são fruto de seus sacrifícios e se destinam para as obras dedicadas às crianças e para a evangelização.

Cada mês, as crianças, com alegria, porque são frutos de seus sacrifícios, entregam sua oferta para as crianças necessitadas do mundo. As crianças e os adolescentes missionários comprometem-se a: “Repartir seus bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifícios” (3º Compromisso da IAM).

O Cofrinho do grupo da IAM é fruto do sacrifício pessoal de cada criança e adolescente que partilha do que tem para ajudar outras crianças e projetos missionários. Já a Coleta é uma ação comunitária feita com finalidades específicas como a Campanha Missionária, Campanha da Fraternidade e Campanha da Evangelização. A Coleta é pontual com data marcada para que toda a comunidade faça a sua doação. Já o Cofrinho é permanente na vida das crianças e adolescentes nos grupos da IAM que todos os meses colocam pelo menos uma moeda fruto do sacrifício. O Cofrinho da IAM não deve ser misturado ao dinheiro arrecadada na coleta do Dia Mundial das Missões.

O que é feito com o dinheiro do Cofrinho Missionário?

Os valores arrecadados pelos Cofrinhos são destinados integralmente para apoiar projetos que “protegem a vida”, tais como centros para crianças órfãs, casas de acolhida para crianças de rua ou assistência de saúde aos recém-nascidos e escolas infantis são prioridades. Também há projetos na área da formação. Cada ano é escolhido um Continente (países específicos) para ser destinado o dinheiro dos Cofrinhos com a finalidade de ajudar crianças mais necessitadas onde trabalham os nossos missionários e missionárias.

Para conhecer mais sobre as Pontifícias Obras Missionárias e a Infância e Adolescência Missionária, clique aqui.





Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Cibele Battistini, em Reportagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.