Por Jorge Lorente Em Espiritualidade

Cuidado, Herodes está vivo!

O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: “Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito”. José levantou-se de noite, pegou o menino e a mãe dele, e partiu para o Egito. Mt 2,13b-14




Este ano dedicado a São José, me lembrou o depoimento emocionado de um casal. Estavam angustiados e, às pressas, abandonando seu trabalho, sua casa e fugindo para longe de tudo e de todos, para preservarem a vida de seu filho. O jovem envolveu-se com traficantes e foi jurado de morte após decidir mudar de vida e afastar-se da criminalidade. Como pais que amam, apesar do sofrimento, renunciaram a tudo para acompanhar seu filho até ao fim do mundo, se necessário for, para protegê-lo.

Isso me fez lembrar deste Evangelho de Mateus. O mesmo aconteceu com José e com Maria que tiveram que fugir para o Egito, para preservar a vida de seu Filho. Mal Jesus acabou de nascer e já queriam eliminá-lo. Desde o seu nascimento, e até nos dias de hoje, Jesus é perseguido. Herodes mandou matar milhares de crianças inocentes, por terem características parecidas com Jesus. Quase nada mudou nestes dois mil anos, ainda hoje é assim: diante da impossibilidade de identificar Jesus, seus inimigos eliminam todos aqueles que, de um modo ou de outro, se assemelham a Ele.

O modo de agir e de falar, o jeito de ser e de amar de Jesus sempre incomodou aqueles que não praticam a justiça, a caridade, a fraternidade e o amor. Pregar a união, a partilha e a igualdade, sempre foi motivo de perseguição.





Tantos anos se passaram e Herodes continua presente em nossas vidas. São muitos os “Herodes” que estão por aí tentando matar o Cristo que está dentro de cada um de nós. Herodes está vivo e procurando mil e uma formas para matar nossos filhos e nossas famílias. Está presente no nosso dia-a-dia, disfarçado em meios de comunicação, vícios, bebidas, drogas, infidelidade, desunião e más companhias. Apesar de tudo, nossa grande alegria está na certeza de que Jesus é o Vencedor. Jesus venceu Herodes, venceu todos seus inimigos, venceu a própria morte. Jesus Cristo está vivo, mais vivo do que nunca! Já nos deu a certeza da ressurreição e da vida eterna. Está presente entre nós, quer habitar em nossos corações e fazer parte da nossa família.

Vamos, portanto, expulsar os ‘Herodes!’ Vamos levar o amor, a paz e a oração para os nossos lares! Certamente, nossos filhos e nossas famílias serão preservados e Jesus continuará vivo e presente em nossas vidas.

Esta frase de Jesus deve ser nosso consolo e nossa esperança: “Bem-Aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!” (Mt 5,10). Estas Palavras estão reservadas para quem ama, para quem não se acovarda, nem fecha seus olhos diante das injustiças, das falcatruas e da corrupção, que os ‘Herodes’ da atualidade tentam implantar em nossa sociedade, nas nossas comunidades e em nossas famílias.

Escrito por
Jorge Lorente
Jorge Lorente

Locutor da Rádio Imaculada, colunista e escritor de vários livros consagrados. Seu último lançamento foi a obra "Maria, mãe e mulher".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.