Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 27 ABR 2020 - 13H58

520 anos da primeira Missa no Brasil

Ao recordar a primeira Missa no Brasil, Frei Sebastião convida fiéis a colocar Jesus no centro de suas vidas e a buscar viver em oração íntima e intensa com Jesus Cristo


Pintura de Victor Meirelles (1861)


"Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará" (Jo 6,27), lê-se hoje no trecho do Evangelho de São João (Jo 6,22-29). Sobre essa advertência de Jesus aos discípulos, Frei Sebastião convida fiéis a uma vida de oração íntima e intensa com Jesus, ao celebrar a Santa Missa, no Santuário da MI, em São Bernardo do Campo, na manhã desta Segunda-feira da Terceira Semana da Páscoa (27).

No início da celebração eucarística, Frei Sebastião pediu que todos que acompanhavam sentissem que estão sob a proteção da Imaculada. No momento de pedir perdão, convidou os fiéis a pedir perdão não só pelos pecados pessoais mas de toda a humanidade que necessita rever sua conduta porque "somos um único corpo" em Cristo Jesus.

No momento de dar glória a Deus, o frade recordou que ontem, 26 de abril, comemorou-se 520 anos da celebração da primeira Missa no Brasil, presidida por um sacerdote franciscano. Chamou os fiéis a agradecer a Deus que sempre abençoou esse país e pedir que Ele dê a Sua proteção divina a todos desta Terra de Santa Cruz.

Em sua homilia, recordou que o centro e o sentido da vida humana está em Cristo. "Só nele encontramos o Deus verdadeiro, o sentido da vida que é a pessoa de Jesus e tudo o que Ele significa, a manifestação concreta do amor de Deus por meio de Sua entrega total à humanidade"

O frade convocou os fiéis a buscar se unir de maneira íntima e intensa a Jesus Ressuscitado, pois "não existem ramos sem tronco, nem corpo sem cabeça". E ressaltou que o amor a Nossa Senhora e a devoção aos santos tem sentido somente se levam a Cristo. Do contrário, "não tem valor".

Exemplificou mostrando a atitude de Nossa Senhora em Caná, na Galileia. "Ela chama Jesus e o coloca no centro da atenção, ao pedir aos serviçais que fizessem tudo o que Ele mandasse".

"O Evangelho de hoje nos ajuda a focalizar o amago da nossa fé: Jesus". A figura de Jesus é o foco na nossa fé, da nossa devoção, da nossa caminhada e do nosso testemunho", afirmou Frei Sebastião. "E Santo Estêvão, primeiro mártir da fé cristã, mostra isso também com seu testemunho", indicou.

Acompanhe a proclamação do Evangelho de hoje e a homilia, com a edição de Paulo Cardoso, da Rádio Imaculada

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 27 04 2020

O frade chamou os fiéis a mentalizar suas ofertas e orações a Deus, antes do momento da consagração do Pão e do Vinho. Após a comunhão, disse a Jesus que, neste momento em que podemos ver a fragilidade humana como nunca, podemos experimentar a Sua força e que Ele é Vivo. Pediu que, no retorno às atividades, Ele nos ajude a ser dignos de uma pertença eterna a Deus.

Frei Sebastião convidou os participantes a, durante o dia, adorar Jesus Sacramentado, exposto no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, pedindo o fim da pandemia e por todos que sofrem e que faleceram em decorrência do novo coronavírus.

Na sequência, você acompanha as orações após a comunhão, a consagração a Nossa Senhora e a bênção final:

Milícia da Imaculada · Oração após a comunhão 27 04 2020

Venha participar da Milícia da Imaculada, consagrando-se à Imaculada. Saiba como colaborar conosco em contato com o nosso WhatsApp. Para uma doação online avulsa agora, clique aqui.

Clique a seguir para enviar suas intenções para a Rádio Imaculada e TV Imaculada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.