Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa

Abrir o coração para o perdão

Confira na íntegra a homilia do Frei Sebastião desta quinta-feira e último Dia da Novena de São Maximiliano Kolbe

Miha Arh
Miha Arh


Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 13 08 2020

Quantas vezes devemos perdoar, sete vezes? Jesus disse que deveria perdoar setenta vezes sete. O que significa perdoar? Quantas vezes nós perdoamos? Basta uma pessoa cometer duas vezes o mesmo erro que logo nos irritamos, mas eu pergunto: quantas vezes perdoamos um filho ou um neto? Inúmeras vezes, não tem limites. Sabemos que devemos formar e educar, mas o perdão, eu diria, que não é somente um sentimento, mas é um posicionamento para a construção do outro. Por isso que perdoar é querer ajudar as pessoas, para que elas possam se endireitar.

Muitas vezes uma pequena falha destrói um casamento, mas dificilmente destrói o relacionamento de um pai com filho, ou de uma mãe com filho. Então, o perdão tem por base o amor que temos pela pessoa. Se quisermos realmente ajudar, temos que fazer de tudo para perdoar. Quantas vezes Deus nos perdoa? Ele perdoa sempre, desde que a gente queira.

O perdão não é só passar por cima, o perdão é construir a partir daquele erro. Um pai dá um castigo para o filho porque o ama. Ele quer que o filho perceba o seu erro. O perdão é sempre ligado ao amor. Quem ama perdoa!

O nosso coração sente muitas mágoas, é normal, mas a mágoa vem sem que os outros percebam. Nós também precisamos ser perdoados, nós precisamos de amor. Perdoar não é somente um momento, é uma vida. Devemos perseverar no perdão, ser até teimosos. Quem ama não menospreza o outro, mas procura ajudar, compreender e perdoar.

Nunca nos arrependeremos se quisermos ajudar os outros, mesmo que eles não reconheçam os nossos esforços. Não desistam! Perdoar é amar; perdoar é construir; perdoar é querer resgatar a pessoa. Deus nunca nos rejeita e nunca deixa de nos ajudar. Deus é amor, Ele nunca se cansa de nós.

9º Dia da Novena de São Maximiliano Kolbe

“O bom Deus está em todo lugar e com grande amor pensa em tudo e em todos”. O prisioneiro de Auschwitz disse a Padre Kolbe que odiava os nazistas e Ele respondeu: “Não permitamos aos nossos carrascos que nos tornemos como eles. O ódio não é uma força construtora. Só o amor constrói. Não tenho medo da morte. Eu tenho medo do pecado.”

Estamos no último dia da novena em preparação da festa deste grande santo, São Maximiliano Kolbe, que manifestou o seu grande amor para humanidade, dando a sua vida para reconquistá-la a Deus, através do Evangelho. Conhecermos o itinerário dele: Polônia, Itália, Polônia, Japão, Polônia-Auschwitz. Um homem que soube ser coerente com aquilo que ele pregava. Deu a vida para salvar um pai de família, quando não lhe sobrava mais nada, perante o seu sonho de conquistar no mundo inteiro Cristo sob a proteção da Imaculada. Pedimos que este grande homem e santo possa irradiar em nós esse grande sonho, não apenas perdoar, mas é amar a todos dando a própria vida.

Oremos:

Ó São Maximiliano Kolbe, pedimos que o teu coração de pai, sacerdote, irmão e amigo abrace o nosso e ajude-nos a responder com alegria ao chamado de Jesus para santidade. Faz com que, olhando para a tua vida, sintamos que é possível viver hoje o Evangelho com autenticidade e generosidade; entregando até o dom total de nós mesmos, sem limites. Como estás perto da Imaculada, pede-lhe que o seu manto nos cubra e nos aqueça e nos fortaleça, para que a cada dia possamos ser testemunhas de misericórdia e de amor. Amém.

São Maximiliano Kolbe, rogai por nós!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.