Uma pesquisa publicada na revista Science Advances confirmou uma “sabedoria” do tempo dos nossos avós: crianças criadas em ambientes urbanos podem se tornar mais saudáveis ao brincar ao ar livre e na terra. Conforme o estudo, sair do cimento para um chão de floresta é capaz de melhorar o sistema imunológico dos baixinhos e baixinhas em apenas um mês.
A pesquisa foi realizada pela Universidade de Helsinque em duas cidades da Finlândia: Lahti e Tampere. Trabalhando com uma população de 75 crianças de dez creches, com idades entre três e cinco anos, os autores observaram de que forma uma mudança no local de brincadeiras foi capaz de alterar a pele e a microbiota intestinal, como marcadores imunológicos no sangue dos participantes.
O estudo partiu do princípio de que, no mundo ocidental, vem ocorrendo um aumento generalizado das doenças autoimunes, aquelas nas quais o corpo ataca a si mesmo por engano. Essa doenças incluem asma, eczema, diabetes tipo 1, doença inflamatória intestinal e esclerose múltipla.
Uma das explicações possíveis para essa tendência, conhecida como hipótese da higiene, afirma que as crianças estão sendo expostas a muito menos micróbios atualmente do que no passado. Isso significa que seus sistemas imunes são menos desafiados e, portanto, mais suscetíveis a cometer erros.
Esse foi o tema do Imaculada Notícias desta quinta-feira (18), com a pediatra dra. Fabiana Hora. Acompanhe!!
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
16 de Junho: Beato Donizetti. seu sonho se tornou realidade em Tambaú
O Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú, em São Paulo, é o segundo mais visitado do Estado Paulista, com milagres atribuídos ao Beato Donizetti Tavares de Lima, sacerdote diocesano falecido há 60 anos. Saiba mais!
Capítulo Geral dos Frades Menores Conventuais reúne religiosos de todo o mundo
O 203.º Capítulo Geral Ordinário da Ordem dos Frades Menores Conventuais está sendo realizado nesta semana no Colégio Internacional Seraphicum, em Roma.
Frio x Dores na coluna: 5 dúvidas comuns dos pacientes
As baixas temperaturas agravam problemas crônicos na coluna e aumentam a intensidade de dores lombares e nos músculos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.