Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa

Amar como Deus amou

Freepik
Freepik


O Frei Sebastião Benito Qualio (OFM Conv.) presidiu a Santa Missa, no Santuário da Milícia da Imaculada, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (1Cor 8,1b-7.11-13) e o Evangelho de hoje (Lc 6,27-38).

Segundo Frei Sebastião esse Evangelho é bem exigente e nos deixa muito aflitos. Podemos fazer uma comparação: Se você tem um filho 15 anos, ele pede para comprar uma moto e você tem o dinheiro. Você vai dar um jeito de ajudá-lo a entender, mas vai dizer não, explicando que é perigoso. Então, estamos aqui sendo encostados na parede por Jesus neste Evangelho.

Ele é exigente e quer mudar no nosso comportamento. Amar como Jesus amou! Acompanhando o Evangelho vemos como Jesus dava "uma dura" nos fariseus e doutores da lei. Ensinava de um jeito que todos podiam compreender. Sabe o que me chama atenção? "Se alguém te der uma bofetada no rosto, oferece o outro lado."

Por que Jesus não fez isso quando o soldado deu-lhe uma bofetada na frente do sumo sacerdote? Ele somente disse: "Por que você me bate? Se eu errei, me diga o porquê!" Se Ele somente oferecesse o outro lado, não seria entendido, porém, Ele não perdeu a oportunidade para ensinar, para ajudar no crescimento deles. Se ficasse calado, não iria resolver nada. As palavras de Jesus não foram para retrucar, mas foram pior que uma bofetada, foi muito mais forte para o soldado.

A coragem de Jesus foi impressionante. Ele não estava preocupado em se vingar, mas em instruir e ajudar o soldado a entender que ele estava errado. Portanto, a linguagem de Jesus nos indica que temos que viver como Ele. “Faça ao outro aquilo que você gostaria que fizessem com você”.

Sempre devemos lembrar e nos perguntar: o que Jesus faria neste momento no meu lugar? Conhecendo-O você dá uma resposta, às vezes é necessário “dar uma dura” para ajudar a pessoa a se despertar, não deixar que ela se acomode.

Amar e exigir esse é o jeito de Jesus. Devemos amar como Ele amou! Nós temos que lembrar, que como medimos, seremos medidos; como perdoamos, sermos perdoados. Aí então nos questionamos muito sobre: “Sede misericordiosos como vosso Pai que está no céu.”

“Sede perfeitos como é o Pai que está no céu.” Tudo isso é a mesma coisa que: “Amar como Deus amou.” É difícil, mas o importante não é chegar aquele grau mais elevado, mas melhorar e nos elevar a cada dia. Aprendi que a vida não é fácil para ninguém, mas vamos fazer de tudo para viver da maneira melhor possível. Deus abençoe e nos dê força e coragem. Amém.

Oração depois da comunhão

Nós lemos o Evangelho como um documento importantíssimo para sabermos o que devemos fazer. A Eucaristia é uma leitura que torna presente o Cristo. Ele mesmo que falou há dois mil anos atrás, mas agora fala para nós. Ele que vai nos iluminar e explicar como devemos viver. Que possamos senti-Lo presente em nossa vida.

Jesus estamos aqui contigo, queremos saber, queremos que nos diga como devemos pensar; como devemos falar; como devemos agir. Às vezes, achamos que sabemos tudo, depois percebemos que, em muitos momentos, precisamos da Tua presença, do Teu olhar, do Teu sorriso, da Tua palavra, do Teu gesto de proteção. Às vezes nos sentimos como crianças que precisam de tudo.

Não temos vergonha de falar isso. Mas queremos dizer, Jesus, que estamos aqui vivendo, porque acreditamos em ti. Acreditamos nas Tuas palavras, na Tua presença. Portanto, dê-nos o Espírito Santo. Que Ele nos ilumine, que coloque no nosso coração e nos nossos lábios as palavras certas; na nossa mente, e no nosso entendimento, os pensamentos certos; no nosso jeito de agir, a vontade certa.

Queremos viver contigo, Jesus, do jeito que tu queres! Queremos que a Tua mãe a Virgem Santíssima cuide de nós, ela é mãe. Como pediste lá na cruz e nos entregou, ela é mãe. Portanto mais uma vez queremos nos dirigir ela fortalecidos pelas Tuas palavras: “Eis aqui a tua mãe, eis aqui o teu filho.” Que ela cuide de nós; que nos proteja; que nos ampare; que nos defenda e por isso Jesus, colocamos, nas mãos dela, a nossa vida. Amém.

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 10 09 2020
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.