Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 11 MAI 2020 - 12H31

Dia 8: data mariana de entrega a Maria

Frei Sebastião convida fiéis a oferecer cada ato do dia a Maria, para a glória da Trindade, pela salvação das almas e a nossa santificação. Rezemos juntos com ele pelos que sofrem com a pandemia.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
Maria Inês, de Sapopemba, em São Paulo - SP


"Que esse dia 8 seja um dia mariano!". Frei Sebastião chama os fiéis a consagrarem este dia 8 de maio, Sexta-feira da Quarta Semana da Páscoa, à Imaculada. Convidou-os a entregar suas lágrimas, sofrimentos e pedidos, logo no início da celebração que faz memória da Imaculada Conceição, celebrada a 8 de dezembro.

Presidindo a Santa Missa, diariamente, após as 8h15, de segunda a sábado, e às 7h, 10h30 e 18h, aos domingos, no Santuário situado na sede da MI, em São Bernardo do Campo - SP, o frade vem rezando pelo fim da pandemia, pelos falecidos e internados por conta da Covid-19.

Hoje, comentando Jo 14,1-6, ele recordou a presença real de Cristo na vida dos cristãos e do cuidado e ternura de Sua Mãe Santíssima doada a todos no momento mais duro de sua vida, durante Sua crucificação.

Nas orações finais, convidou os fiéis a entregar tudo a Ela, pela glorificação da Santíssima Trindade, pela salvação das almas e pela própria santificação.

Acompanhe aqui a celebração completa aqui a partir dos 20 minutos iniciais.

A seguir, uma galeria com as fotos das flores dedicadas a Nossa Senhora neste mês de maio:


Confira, na íntegra, a homilia e as orações finais em áudio e escritas:

Homilia

“Que o vosso coração não se perturbe. Crede em Deus. Crede também em mim. Na casa do meu Pai, são muitas as moradas. Do contrário, eu vos teria dito. Vou preparar para vocês um lugar, para que onde eu estiver vocês estejam também. Vocês conhecem o caminho. E Tomé disse: ‘Senhor, nós não sabemos onde vais. Como saberíamos o caminho?’”. E Jesus disse: ‘Eu sou o Caminho e a Verdade e a Vida” (Jo 14,1-6).
É um Evangelho que nos faz respirar. Jesus fala que não devemos nos afligir: “Que o vosso coração não se perturbe”. Esse Evangelho foi, para mim, de muita luz, durante muitos anos, perante muitos pais e mães, familiares, que estavam e estão chorando pela morte dos filhos, dos parentes.
Eu também, dois anos atrás, perdi meu irmão mais velho, Vitório. A gente vê os filhos, os familiares, a dor, mas vem aí o consolo de Jesus: “Que o vosso coração não se perturbe. Crede em Deus, crede também em mim”. Nós temos que dirigir a Jesus toda a nossa confiança. Ele nos deu uma mãe, aos pés da cruz, no momento mais doloroso da vida dele. E nos deu o maior consolo que nós poderíamos ter: “Eis aqui tua mãe. Eis aqui teu filho!” (Jo 19,26), disse Jesus.
Irmãos e irmãs, Deus nos ama. Isso é o consolo mais certo da nossa vida: Deus não está ausente de nada daquilo que acontece em nós, e hoje vamos sentir nas palavras de Jesus de não nos perturbar. É difícil aceitar essas palavras, mas são pronunciadas pelo próprio Jesus, e Ele sabe o que fala. Portanto, vamos nos deixar conduzir por Ele, vamos nos deixar conduzir por Nossa Senhora.
Nesses momentos difíceis, nesses momentos de lágrimas, nesses momentos de insegurança, vamos nos agarrar a Jesus, agarrar a Nossa Senhora e vamos em frente.
A nossa lógica não vai funcionar muito, aqui entra em jogo a lógica da fé, a lógica da confiança em Deus e em Nossa Senhora.

Oração após a comunhão

Jesus está conosco. Lembre-se do Evangelho de hoje: “Que o vosso coração não se perturbe. Crede em Deus. Crede em mim também”.
Vamos lembrar as palavras de Jesus, na cruz, ao discípulo amado: “Aqui está tua mãe”. E a ordem dele à mãe: “Aqui está teu filho”.
Irmãos, vamos pensar muito nisso. Acredito que Jesus não tinha nada mais importante nesta terra para doar para nós, além da vida dele: a sua mãe. Ele a doou para nós e é muito interessante, no Evangelho de São João, parece que tudo termina aí: e ele a levou para sua vida, para sua casa. Vamos entender que Nossa Senhora é esta Palavra de Deus, que nos faz entender tantas coisas sobre Ele. Vamos senti-la perto da gente, porque Jesus está aqui com Ela.
Vamos colocar todas as intenções aqui, são tantas, tantas, e estão todas aqui agora.
Queria lembrar o casal Danilo e Gleyce, que hoje está para ter o primeiro filho, Benício.
Vamos rezar por todas as famílias que foram machucadas com o falecimento, por causa desse vírus. Rezar por todos aqueles que estão internados, por causa desse vírus. O sofrimento é grande, meus irmãos.
Vamos olhar para Jesus e vamos sentir o que significa hoje para nós: “Que o vosso coração não se perturbe. Crede em Deus; crede também em mim. Na casa do meu Pai tem muitas moradas. Do contrário, eu vos teria dito. Eu vou preparar para vocês um lugar para que onde eu estiver vocês estejam também”.
Queremos lembrar que esta morada já está aqui, agora, com Jesus e com Nossa Senhora. Vamos nos sentir amparados, porque Jesus é Palavra de vida eterna. Jesus não fala só sobre o futuro, fala do agora. Ele é esta morada, Ele é a nossa segurança, ele dá para Nós a Sua mãe para que você possa sentir nela esta segurança humana, que só uma mãe pode dar, esta ternura.
(bênção com o Santíssimo Sacramento, habitual nas Missas nos dias 8, Pai-nosso, Ave-Maria e Glória-ao-Pai)
Que esse dia 8 seja um dia mariano, para sentir Maria ao lado de Jesus, sentir Maria no coração da Santíssima Trindade e, sendo nossa mãe, sentindo a nossa presença nesse mistério que vive dentro de nós, e sentir que estamos com Ela, ao lado de Jesus, para levá-lo a todos os corações.
Maximiliano Kolbe criou a Milícia da Imaculada com essa atitude de entrega total a Ela, para levar, a todos os corações, Jesus: “Ide pelo mundo e fazei meus discípulos todos os povos da terra!” (Mc 16,15). Nós estamos fazendo isso com Nossa Senhora,a Imaculada Deixa-te em primeiro lugar ser conquistado por Ela. Sinta a presença dela na tua vida, é a presença da mãe, é uma Mãe Rainha, a Mãe de Deus. Portanto, se sinta filho, se sinta filha, e, por isso, não tenha medo de nada. Você está no coração dela. Por isso, rezem comigo:
(oração da Consagração a Nossa Senhora e a Ave-Maria)
Por intercessão de Nossa Senhora, receba a força de Deus, a bênção de Deus, para ter segurança, paz, coragem, luz, alegria, proteção! Fiquemos em paz, com Deus e com a Virgem Santíssima, nossa mãe Imaculada!
(Christus Vincit e Regina Coeli)
Faça do teu dia uma oferta contínua a Nossa Senhora, antes de cada ação, diga: Virgem Imaculada, eu faço isso com você, para você e por você, para o louvor e glória da Santíssima Trindade; para que Jesus seja conhecido e amado por todos; pela salvação das almas; pela minha santificação. E, assim, você vai viver, continuamente, com Nossa Senhora para Jesus, pela glória a Santíssima Trindade, pela salvação das almas, para a tua santificação. Experimente. Você vai sentir a importância deste amor a Nossa Senhora. Ela vai te mostrar um Jesus maravilhoso, te introduzir nas alegrias da Santíssima Trindade. Faça isso. Para que a devoção a Nossa Senhora seja transformadora na nossa vida.
Que você possa, durante o dia, estar com Jesus e com Ela, de maneira particular.
(canção Dai-nos a bênção…)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.