Por Marta Romero Em A Santa Missa Atualizada em 08 JUL 2020 - 07H57

Oração dinâmica

"O Senhor quer Seus filhos trabalhando com Ele", enfatiza Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., ao celebrar a Santa Missa, no Santuário da MI, nesta terça-feira, 7 de julho


Homilia

Hoje, nesse instante, vemos Jesus que tem compaixão. A palavra hebraica diz mais do que essa tradução. O termo original quer dizer que as Suas entranhas até se mexeram por causa do sentimento que teve em relação ao povo. Isso quer dizer que Jesus teve compaixão de amor para com esta multidão. E Ele a vê como um rebanho sem pastor. E, na sequência, pede: “Rogai ao dono da messe que mande operários para Sua messe. Notamos que neste Evangelho de São Mateus, Deus quer partilhar conosco a salvação da humanidade e Ele quer precisar da gente. Ele poderia fazer muito sozinho.

Agora temos duas coisas para levar em consideração da compaixão de Jesus. A oração: “Rogai ao dono da messe.” Podemos imaginar, portanto o valor da oração, o poder da oração. Porque Deus precisa disso? Ele quer a nossa solidariedade. Você imagina quantas pessoas não podem sair de casa. A vida consagrada, por exemplo, ficar na clausura. Pessoas que vivem só rezando tendo uma vida de comunhão, vivendo a força da oração. Consequentemente a essa força da oração vem a ação: “rogai ao dono da messe que mande operários”. Portanto estamos vendo estas duas realidades. Os operários são frutos da oração, são som dom de Deus, mas o que provoca é isso é a oração. Isso é impressionante, porque a gente, eu tenho certeza, tem o perigo de ver somente o movimento das coisas, mas não vemos a energia que provoca este movimento.

O que é uma Milícia da Imaculada? Ela não é somente dinâmica, agindo com todos os meios de comunicação. Se não tiver a força da oração. Aquela força profética naqueles que trabalham que os faz sentir Deus. Olha aí minha gente o trabalho em si, pode ser bom e barulhento, mas se não produz frutos, é como agricultor que às vezes dá o ano inteiro a sua atenção a terra e a plantação e vem o vendaval, vem uma tempestade e acaba com tudo num segundo. Portanto, a nossa segurança é Deus. A oração á a armadura que produz realmente apóstolos. Até Jesus, se vocês lembram, antes de escolher os seus apóstolos de uma forma oficial, se retirou na montanha, a noite toda em oração e desceu de madrugada. Então aí chamou os doze, quer dizer maneira diferentes segundo os evangelistas, mas em Lucas se vê bem como realmente a oração é a alma de tudo. Até Jesus rezava a Deus.

Então, meus irmãos, quantas pessoas não podem sair de casa hoje? No entanto, lendo este Evangelho, cada um pode tornar a sua casa um lugar sagrado de oração e ainda pode fazer o bem que não faria se fosse lá fora, com sua dinâmica normal. Temos que crer na potência da oração, porque a grande tentação é crer somente naquilo que nós estamos vendo e não naquilo que a nossa oração está produzindo.

Então, hoje, até eu falo isso para você saber que é para meditar mesmo, sentindo a importância da oração. Por que Deus quer isso? Porque Ele não quer salvar o mundo sozinho. Isso que, às vezes, não entendo. Por que Deus não faz, sei lá, o milagre de uma vez? Ele manda anjos, manda o seu Filho até acabar na Cruz. Deus tem os Seus projetos, Deus quer na sua existência divina ter a nós, a Sua imagem e semelhança. Ele quer a nossa colaboração, quer a nossa ação, que trabalhemos juntos. Deus é Pai e nos chama de Seus filhos e Ele quer a alegria de ver os seus filhos trabalharem com Ele. E quem dá valor ao trabalho é a força interna, é a energia espiritual, é o conteúdo.

Quantas vezes você sente o desejo de fazer coisas boas e você nem imagina que outra pessoa que você não conhece está rezando. Isso é importante! Sabe, a partir disso, a gente vê como ninguém pode se queixar que não tem chance de colaborar para evangelização. Quem faz mais? Quem trabalha aqui dia noite atrás do microfone, da produção e de tantos serviços, ou aquela senhora, uma milite que dá a sua oferta e reza o terço para nós. Quem é que dá mais frutos? Isso é uma pergunta que você tem que deixar no ar. A resposta é sua. Eu já sei, porque, por exemplo, se aquele que atua aqui não somente través de uma dinâmica física, mas também atravessa a oração, então é incrível. Este é um verdadeiro instrumento da sua própria oração. Pela sua oração Deus o investe e o leva. Então faz coisas incríveis.

Um dia, meus irmãos, vou perguntar para Deus, por que Ele tem que precisar da gente e não faz tudo sozinho com tantos anjos que tem lá no céu? Porque Ele quer que os Seus filhos trabalhem com Ele. Os anjos não são filhos de Deus, sabia? Eles são criaturas de Deus, nós não, nós somos filhos. Então, vamos lá. Foi para nós que Cristo veio ao mundo, para nos ensinar o jeito de viver.

Então, vamos, com a nossa oração e a nossa dinâmica, seguir em frente e levar Deus a todas as almas.

Participe da Campanha Amigo de Deus e preste uma homenagem especial ao Frei Sebastião, por ocasião de seu aniversário natalício.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marta Romero, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.