Por Frei Gilson Miguel Nunes Em A Santa Missa Atualizada em 16 DEZ 2020 - 15H12

Qual é o segredo para ser feliz e ter a vida eterna?

Confira na íntegra a homilia do Frei Gilson desta segunda-feira

Allef Vinicius
Allef Vinicius


Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 17 08 2020

Deus abençoe a todos! Somos consagrados a Imaculada para evangelizar. Como o Frei Sebastião sempre nos recorda, na Milícia da Imaculada, se realiza o sonho de São Maximiliano Kolbe, cuja festa celebramos sexta-feira (14), nesse Santuário. Muitas pessoas não conhecem Jesus Cristo e a nossa missão é evangelizar.

O Evangelho de hoje nos fala sobre o segredo da felicidade. Todo mundo quer ser feliz! Quando esse jovem pergunta a Jesus: “Bom mestre, o que devo fazer para ter a vida eterna?” Ele manifesta a inquietação mais profunda do seu coração. Essa pergunta está presente entre nós em muitos momentos da nossa vida. Diante da morte dos entes queridos, que nos coloca o limite da vida; no momento de doença, quando estamos frágeis; quando perdemos o emprego e nos tornamos vulneráveis; nos momentos de fragilidade psíquica, depressão, ansiedade, pânico. Nestes tempos de pandemia, todos nós, diante da fragilidade da vida, perguntamos: Qual é o segredo para ser feliz e ter a vida eterna?

Esse jovem pergunta a Jesus, não só algo para depois desta vida e depois da morte, mas também como ser feliz hoje e agora. Como encontrar um sentido profundo, algo que valha a pena viver e morrer. Jesus disse que a Lei do Senhor é perfeita e os mandamentos são fundamentos para vida e não, simplesmente uma lista de proibições. Todos os mandamentos se resumem no amor a Deus e o amor ao próximo. Esse jovem disse a Jesus que já praticava todos esses mandamentos. Jesus pede, então, que o jovem dê um passo a mais, o desapego.

A grande lição do evangelho de hoje, o que Jesus quer ensinar a esse jovem é o desapego. Não importa qual tipo de apego, ele deve ser eliminado, para termos a liberdade para amar os outros. Ninguém é santo sozinho. Não basta ser santo para si. Muita gente se engana e se perde no caminho querendo ser perfeito, para que os outros vejam. Quem faz da santidade uma vaidade errou o caminho.

Temos neste ponto algo muito específico, na Consagração de São Maximiliano, constatamos que a proposta não é para ser mais santo, mais puro. A proposta é para a missão. Querer ser melhor para se doar. Querer ser mais amoroso para o próximo. Querer sair de si para evangelizar. Querer deixar de olhar para mim mesmo para evangelizar.

Jesus parece estar falando para esse jovem para ele deixar de olhar para ele mesmo, olhar para fora, olhar para o sofrimento dos outros. Quando cuidamos do outro; quando não nos apegamos nem na nossa própria vida; quando o sofrimento do outro dói em nós; quando não julgamos que o nosso sofrimento é mais importante do que do outro; aí explode o amor da Cruz! Aí explode o amor da Ressurreição! Esse é o apelo de Jesus: É preciso sair de si.

Essa pandemia, para nós aqui na Milícia da Imaculada, está sendo um tempo de muita coragem. Estamos vivendo experiências do amor criativo. Tivemos que nos reinventar e nos readequar às novas necessidades e exigências. Estamos tendo que nos desinstalar e mudar o nosso jeito de fazer as coisas. Mudar a nossa rotina para que a evangelização não sofra interrupção, ao contrário seja cada vez mais a nossa prioridade, pois justamente neste momento em que as pessoas mia precisam, porque se sentem tão sozinhas e amedrontadas.

A transmissão diária da santa missa requer um grande esforço de tantos voluntários. Toda a programação da nossa rádio e TV, a revista ora impressa, ora virtual. Tudo se reorganizando para aprimorar a propagação do Evangelho.

Sair de nós mesmos, isso que nos liberta do medo e do cárcere do egoísmo. Foi assim que São Maximiliano fez e nos ensinou: “Meu olhar está continuamente atraído por Novos Horizontes.”

O medo paralisa. Vamos nos fixar no presente e ouvir esse apelo de Jesus no evangelho de hoje ao jovem. Desapeguemo-nos das nossas prisões, pode ser a vaidade, o querer ser mais do que os outros e não melhor para os outros, como diz Madre Teresa.

Tudo passa, a dor passa, o sofrimento passa, a saúde passa. O importante é amar. Quem ama antecipa o céu. Que hoje essa voz de Jesus cale fundo no nosso coração. Não tenhamos medo, não fiquemos presos nas angústias e preocupações. Vamos descobrir que o tesouro da vida é Jesus. São Maximiliano o grande exemplo para nós. Ele, quando não tinha mais nada, entregou a própria vida. Ele entendeu esta página do Evangelho.

Esta pandemia está passando e hoje é mais um dia de vitória, de conquista,com Jesus a nossa esperança cresce. Hoje é melhor do que ontem e amanhã será melhor do que hoje. Que essa palavra nos ilumine a entregar a nossa vida, a exemplo de Nossa Senhora com o seu sim. Amém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Gilson Miguel Nunes, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.