Por Marta Romero Em A Santa Missa Atualizada em 04 OUT 2019 - 13H57

São Francisco o santo do diálogo com os homens e com todas as criaturas

São Francisco já tinha encarnado as idéias sobre o respeito à natureza e nem se falava de ecologia no tempo dele




Transcrição por Marta Guimarães
Edição e Técnica por Gil Brasil

Hoje é festa de São Francisco de Assis. O santo é um sinal para nos estimular a viver o nosso batismo. Devemos viver a nossa vida no amor, na fé e na esperança. Isso requer força de vontade, coragem, ação e transformação. Não devemos olhar os santos e parar na contemplação, mas nos questionar.

Podemos aprender dos santos a trilhar o nosso caminho da santidade. São Francisco era um jovem nascido, batizado em Assis. Viveu quarenta e quatro anos. Ele nos faz pensar sobre o sentido da nossa vida, o sentido do universo, da natureza e de toda a criação. Ele descobriu Jesus Cristo e escolheu percorrer o caminho do Evangelho. A partir da vida dos santos deveríamos nos animar, nos espelhar para viver à luz do Evangelho e à luz da pessoa de Jesus Cristo.

Francisco tinha o sonho, ser um grande cavaleiro seguindo uma carreira militar, era um jovem de posses, seu pai certamente sempre o apoiou neste caminho. Participou de guerras, ficou preso, adoeceu e sentiu o sabor da derrota.

A conversão de Francisco aconteceu numa dinâmica de sofrimentos e de angustias amargas da derrota. Ouvia dentro dele vozes que o impulsionavam para outro caminho. Sentia a voz de Deus, mas estava em dúvida. Qual caminho deveria seguir?

Para Francisco decidir sobre o que Deus queria dele foi difícil, tantas dúvidas, sofrimentos, solidão e tantos tormentos... A um certo ponto ele sabia que não podia mais continuar neste mar de lamentações e teve que dar uma resposta a Deus.

Certa vez, rezando em frente a um crucifixo em estilo oriental, na Igreja São Damião ouviu a voz de Jesus que lhe disse: “Francisco reconstrua a minha igreja”. Olhando ao seu redor viu que a igreja estava com muitas rachaduras e o teto com muitos buracos. Entendeu, a princípio, que deveria reformar as igrejas.

No início se empenhou nisso. Mas precisava de muito dinheiro. Vendia as mercadorias do pai para comprar os materiais. Seu pai ficou revoltado, levou-o na presença do bispo para explicar a situação. Então Francisco na presença do bispo e do pai tirou toda a sua roupa e disse: “Até hoje chamei de meu pai, Pedro Bernardoni e a partir de hoje vou chamar de meu pai, o ‘Pai Nosso que está nos céus’”.

O bispo entendeu, cobri-o com o seu manto e Francisco deu início a sua nova vida. Mesmo assim não sabia ao certo o que tinha que fazer. Numa ocasião estava ele na Igreja Nossa Senhora dos Anjos, a Porciúncula, quando ouvindo o Evangelho: “Jesus enviando seus discípulos ordenava: ‘Não leve duas túnicas, não leve o cajado...’.” Depois da missa Francisco procurou o padre para que lhe explicasse melhor aquele evangelho. Diante da explicação ele disse: “É isso que eu quero, é isso que eu procuro, é isso que eu faço”.

Francisco começou então uma nova vida e com isso arrastou muitos jovens que queriam imitá-lo. Ele mesmo dizia: “A minha regra é o Evangelho”. Viver o Evangelho sem questionar e de uma forma radical era só o que bastava para ele. A vida dele foi marcada para Deus na Encarnação. A mística de Francisco é a Encarnação. O Todo Poderoso assumiu a humanidade de Deus e está conosco. Francisco se identificou plenamente com Cristo.

Francisco conseguiu ler a bíblia do Universo, pregar a paz, a harmonia entre os homens contemplando as maravilhas da natureza. Não se falava de ecologia, mas ele já tinha encarnado essas idéias. O diálogo com os homens e com todas as criaturas o fez ser um sinal de paz pelo diálogo.

Agora a vida é nossa, Francisco já venceu! Ele nos ensina a viver a nossa fé, a caridade heróica é voltada sempre para a meta ao alcance da vida eterna. Que Francisco de Assis pela comunhão dos santos nos ajude e proteja sempre.

Ouça aqui a Santa Missa na íntegra:

Aproveite para também assistir nossa programação ao vivo pelo canal Milícia da Imaculada Oficial no Youtube.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marta Romero, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.