Homilia do Frei Alexandre Domiciano, OFMConv.
Na primeira leitura vimos que as primeiras comunidades já começavam a se organizar. Diziam que para ser cristão e seguir no caminho de Jesus, era necessário passar por um processo anterior, que seria seguir aquilo que Moisés ensinou e a lei que obrigava a circuncisão. Assim, a comunidade já começava a divergir. Então Paulo e Barnabé conversaram e chegaram a conclusão que era preciso respeitar as comunidades. Decidiram que todos, sem distinção, deveriam ser acolhidos no seguimento de Jesus. O amor e o carinho de Deus era para todos. Somos convidados a nos manter unidos no Cristo e para isso devemos pedir a luz do Espírito Santo. Vamos caminhar conforme o ensinamento da Igreja. Não agir de acordo com a nossa vontade. Temos que respeitar os discípulos de Jesus, os apóstolos e a hierarquia da Igreja. Devemos respeitar as orientações do Papa Francisco, dos cardeais, dos bispos e assim por diante. Somos sim, os ramos e a videira é o próprio Jesus. Devemos que ter uma catequese amadurecida. Devemos sempre nos aprofundar para entender melhor a nossa fé. Por isso o próprio Jesus vai dizer; “Todo aquele que permanece em mim, produzirá muitos frutos eu permanecerei Nele.” Para conhecermos quem é Jesus Cristo precisamos abrir o nosso coração. Por isso meus irmãos e minhas irmãs o próprio Jesus também nos diz: “Eu sou a videira e vós os ramos.” Assim, sempre devemos estar ligados a Jesus conforme a Igreja nos ensina. Isso é sinal de comunhão e de unidade, exatamente como aconteceu na primeira leitura, onde todos se reúnem para dialogar sobre qual seria o melhor caminho. Louvado seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado! Amém.
Acompanhe na íntegra:
São Pedro e São Paulo
Na liturgia, hoje celebramos a festa dos apóstolos São Pedro e São Paulo. De perseguidor dos cristãos, Paulo transformou-se num dos maiores defensores do cristianismo. Hoje, carinhosamente também nos lembramos do Santo Padre o Papa Leão XIV, o legítimo sucessor de São Pedro.
Festa da Santíssima Trindade
Hoje a Igreja comemora uma grande festa, que nos enche de alegria. Comemoramos hoje a unidade. Celebramos a Festa da Santíssima Trindade: Deus, que é Pai, que é Filho, e que é Espírito Santo.
Domingo de Pentecostes
Hoje celebramos Pentecostes. Completam-se cinquenta dias da Páscoa da Ressurreição de Jesus. Quase dois meses depois que Jesus se foi, nós encontramos seus discípulos trancados no cenáculo, por medo dos judeus.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.