Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 12 AGO 2020 - 12H59

Vinde a mim as criancinhas

Confira na íntegra a homilia do Frei Sebastião desta terça-feira e o 7º Dia da Novena de São Maximiliano Kolbe




Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 11 08 2020

Sabemos que o Evangelho de Jesus é narrado por quatro evangelistas e cada um tem o seu jeito, a sua personalidade e o seu conhecimento. Os evangelistas falam das crianças: “Deixai vir a mim as criancinhas, pois é delas o Reino do Céu." (Mt 19,14) "Aí daquele que escandalizar uma criança, o melhor para ele é colocar uma pedra no pescoço e se jogar no mar”.

Apesar de existirem maneiras diferentes de narrar, uma coisa todos os evangelistas deixam claro: Jesus quer que cuidemos das crianças. O que você acha que significa "deixar vir a minhas crianças"? Significa que devemos orientar as crianças, com oração e com a catequese. Elas devem ser orientadas para Jesus e para Deus. “Quem recebe uma dessas criancinhas é a mim que recebe.”, disse Jesus.

A criança é frágil, ela precisa de nós. Todas as crianças, filhos, netos devem ser ensinadas a se aproximar de Jesus. Essa é uma missão muito séria dos pais, dos avós, dos adultos. A criança amanhã vai ser aquilo que a gente plantou nelas.

A parábola das cem ovelhas é interessante. Pode parecer não ter lógica deixar todas as outras 99 e ir atrás de uma ovelha, mas esse não é o raciocínio de Deus. Para Ele, uma ovelha é tão importante quanto as 99. Isso significa que Deus se importa com cada um de nós.

No mundo tem milhões de pessoas, mas Deus não esquece de ninguém. Cada um está no centro do universo para Deus. O bom pastor deixa as 99 e vai buscar daquela perdida. Enfrenta todo o tipo de dificuldade, e quando a encontra coloca-a sobre o seu ombro, mostrando a sua alegria e faz festa. Fica mais feliz por esta, do que pelas outras noventa e nove que estão seguras. Deus é assim! Nós podemos esquecer as pessoas, mas Ele não esquece. Esta parábola é uma pérola. Porque é muito bom saber que cada um, você, eu, todas as pessoas estão na memória de Deus. A história de cada pessoa, só Deus sabe. Mas, é importante ter esta compreensão e estar sintonia com Deus.

Nós podemos sim olhar para os outros de um modo diferente. Até um bêbado, ou um assaltante, podemos imaginar o que tem dentro daquela pessoa, a sua história, a sua vida, as dificuldades. Vamos tentar entender antes de criar muros de separação. Eu aprendi tantas coisas, sobretudo a partir dessas pessoas que sofrem, na cadeia, na favela ou nas ruas. O ser humano não precisa ser condenado, ele precisa ser recuperado. Penso nisso quando me lembro dessa ovelha perdida. Não se trata só de uma historinha, é Cristo que dá a vida na cruz para isso. Portanto, Ele marca a preciosidade de cada ser humano. Nossa vida particular e comunitária tem que sair um pouquinho dessas divisões, como times. O meu time dever ser a humanidade. Cada um é uma criança que Deus ama e pela qual Ele deu a vida. Amém.

7º Dia da Novena de São Maximiliano Kolbe

“Nenhuma felicidade deste mundo pode satisfazer inteiramente o coração do homem. Ele deseja mais, sempre mais! Quando se sentirá satisfeito? Qual é a felicidade que ele deseja? - Uma felicidade sem limites...intensidade...na grandeza...na duração... Essa felicidade está somente em Deus, manancial infinito de toda a felicidade, que resplandece em diversos graus entre todas as criaturas. (SMK 1296) ...A felicidade de toda humanidade em Deus, através da Imaculada: eis o nosso ideal.” (SMK 1088)

Quer se feliz? Então vamos fazer como São Maximiliano Kolbe e encontrar a Imaculada em nossa vida e viver com ela.

Esses santos, como Santa Clara, celebrada no dia de hoje, São Francisco e São Maximiliano Kolbe entenderam que nós somos feitos para Deus. As crianças procuram os pais, elas correm, elas buscam e procuram ser amadas. Elas se sentem frágeis e sentem a força nos pais. Vamos fazer a mesma coisa. Vamos nos sentir como crianças que precisam de Deus e também precisam da mãe que é Nossa Senhora. É tão bom fazer isso!

Oremos:

Ó São Maximiliano Kolbe, pedimos que o teu coração de pai, sacerdote, irmão e amigo abrace o nosso e ajude-nos a responder com alegria ao chamado de Jesus para santidade. Faz com que, olhando para a tua vida, sintamos que é possível viver hoje o Evangelho com autenticidade e generosidade; entregando até o dom total de nós mesmos sem limites. Como estás perto da Imaculada, pede-lhe que o seu manto nos cubra e nos aqueça e nos fortaleça, para que a cada dia possamos ser testemunhas de misericórdia e de amor. Amém

São Maximiliano kolbe, rogai por nós!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.