Formação

Os desafios para uma catequese com adolescentes e jovens

Acreditamos que o grande desafio que temos enfrentado nos últimos tempos nos encontros de catequese com adolescentes e jovens é encontrar uma metodologia adequada e também buscar conhecermos as pessoas a quem vamos transmitir a mensagem, os considera

Escrito por Espiritualidade

02 AGO 2018 - 10H58 (Atualizada em 27 AGO 2021 - 10H02)

divulgação

Por Padre Eduardo Calandro, especialista em psicopedagogia catequética

A pré-adolescência, adolescência e juventude são um universo amplo, rico em opções e tendências, em que cada um faz sua própria viagem. Levantar questões e desvendar mitos podem ser os primeiros passos para uma compreensão maior deste universo. Mas podem ser também o caminho para aproveitar melhor essa viagem que será bem mais interessante se o adolescente e o jovem puder contar e compartilhar com o catequista. 

Acreditamos que o grande desafio que temos enfrentado nos últimos tempos nos encontros de catequese com adolescentes e jovens é encontrar uma metodologia adequada e também buscar conhecermos as pessoas a quem vamos transmitir a mensagem, os considerado interlocutores no processo catequético.

A catequese não se limita em sua ação apenas com crianças, hoje o universo da catequese amplia-se cada vez mais. Durante muito tempo, a catequese se limitou à infância e, mesmo assim, no horizonte da preparação imediata a Primeira Eucaristia, numa linha quase exclusivamente doutrinária. O papel dos pais e da comunidade, apesar de certo esforço para uma visão mais ampla da catequese infantil é ainda muito restrito. Não se percebeu suficientemente que uma das tarefas essenciais dos pais e da comunidade eclesial é criar ambiente e apoio para que a criança, o adolescente e o jovem caminhem para a maturidadena fé. (Cf. CR. n. 131)

A catequese deve ser compreendida como processo, caminho que uma pessoa percorre ao longo da sua vida e de sua história. A Igreja Católica nos orienta que “tal processo procurará unir: fé e vida; dimensão pessoal ecomunitária; instrução doutrinária e educação integral; conversão a Deus e atuação transformadora da realidade; celebração dos mistérios e caminhada com o povo” (CR, n.29). Para que o adolescente e jovem possa amadurecer na fé é preciso que o conteúdo, a mensagem catequética seja adaptada ao desenvolvimento psicológico e espiritual que este vive.

A questão é: Como é possível realizar um trabalho com o adolescente e jovem sem conhecê-lo adequada e profundamente? O que o adolescente e o jovem é em seu ser? Como se dá a fé na constituição do adolescente e do jovem? Como poderemos educar a fé dos nossos adolescentes e jovens?

Queremos ajudar nossos catequistas a responder estes questionamentos e juntos construirmos uma catequese que corresponda ao momento existencial dos adolescentes.

Queremos afirmar o que diz o Diretório Nacional de Catequese (180): A catequese conforme as idades é uma exigência essencial para a comunidade cristã, para assim termos um encontro afetivo e efetivo para a vida dos adolescentes, ajudando-as a crescer na fé e na sua maturidade humana.

A catequese deve ser educadora da fé, pois, a sua finalidade é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo e à participação em sua missão (DNC 43).

A educação da fé com adolescentes e jovens deve ter como ponto de partida a integração e o envolvimento na vida de comunidade. O catequista é o grande responsável pela educação da fé dos adolescentes e jovens, uma vez que isto não está acontecendo, na maioria dos casos, dentro do seio familiar. Por isso, torna-se missão dos catequistas “como educadores da fé das pessoas e comunidades, numa metodologia que inclua, sob forma de processo permanente por etapas sucessivas, a conversão, a fé em Cristo, a vida em comunidade, a vida sacramental e o compromisso apostólico” (DP 1007).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.