Formação

A leitura da Bíblia que temos em nossas mãos

A ressurreição de Jesus é o evento que ilumina e revela aos cristãos o sentido da Bíblia. Tudo o que Jesus ensinou e que os profetas anunciaram ganhou novo sentido com a ressurreição.

Padre Clemilson Teodoro

Escrito por Padre Clemilson Teodoro

05 ABR 2019 - 10H10 (Atualizada em 26 AGO 2021 - 13H39)

divulgação

A ressurreição de Jesus é o evento que ilumina e revela aos cristãos o sentido da Bíblia. Tudo o que Jesus ensinou e que os profetas anunciaram ganhou novo sentido com a ressurreição. 

A cena dos discípulos de Emaús ilustra a situação em que a comunidade vivia. Os dois não reconheceram Jesus que caminhava com eles no dia da Páscoa (Lc 24,15-1), faltava-lhes a luz; quando, porém, o reconheceram ao partir o pão, Jesus desapareceu (Lc 24,30-31).

Jesus usou a Bíblia para suscitar neles uma profunda transformação de vida, do medo para a coragem, do desespero para a esperança. A conversa com os dois discípulos estabelece pontos fundamentais para a nossa leitura da Bíblia. Jesus reflete com eles sobre a realidade, cria um ambiente de conversa a respeito dos fatos que aconteceram em Jerusalém naqueles dias, com jeito, leva os dois a falarem dos problemas que causavam desânimo. Com isto veio à tona a realidade, a tristeza, a falsa esperança de um messias glorioso, a condenação e a morte de Jesus (Lc 24,13-24).

Depois de ouvir os dois, Jesus, partindo das escrituras, começou a interpretar os fatos e animá-los, refletiu e provou, com a luz da palavra, que os fatos não estavam escapando das mãos de Deus. Estudaram a palavra de Deus a partir da vida.

O texto bíblico tem um sentido que deve ser respeitado, não podemos manipulá-lo em favor das nossas próprias ideias. Falar da vida e da Bíblia aqueceu o coração dos dois, eles convidaram Jesus para partilharem o pão. Jesus ficou com eles, sentou-se à mesa, rezou e partilhou o pão. Ensinou, mas antes fez gestos concretos de amizade.

Estes elementos devem estar presentes na nossa leitura da B

Escrito por
Padre Clemilson Teodoro
Padre Clemilson Teodoro

Presbítero da Diocese de Santo André, em São Paulo. Padre Clemilson nasceu em Caratinga, Minas Gerais, e entrou no seminário do Instituto dos Missionários da Imaculada Padre Kolbe, em Santo André, no dia 23 de março de 1998. Atualmente colabora com a Obra escrevendo matérias de formação para o Portal da MI.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Peço a Nossa Senhora para que continu...

    Evandro

  • QUERIDO SÃO FRANCISCO PROTEJEI MINHA ...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO GRATI...

    CARLA

  • QUERIDA RAINHA DOS MARES IEMANJA TE A...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.