Por isso, no mês de setembro nós também procuramos nos dedicar ao estudo da Bíblia, à tradução para a nossa língua e à compreensão de sua mensagem. Precisamos fazer com que a Palavra de Deus se torne realidade em nossa vida. Por isso, nos dedicamos, no mês de setembro, ao estudo de um tema apropriado e um tema da Sagrada Escritura para descobrir este grande tesouro que Deus quer guardar no coração do Seu Povo. Convido você a se dedicar de corpo e alma à escuta da Palavra de Deus. Obedecê-la é deixar que o Senhor transforme a nossa vida por meio dela.
A nossa fé cristã nasceu de toda a tradição bíblica e vem de ouvir. No Antigo Testamento, é dito: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” (Dt 6,4-5). Portanto, a primeira maneira de aplicar a Palavra de Deus é exatamente escutá-la. Somos uma religião da escuta. Devemos ouvir com atenção e acolher o que o Senhor nos diz porque Deus pode transformar nossa vida pela força de Sua Palavra.
Leia MaisSetembro: Mês da Bíblia Nova temporada do programa faz um estudo sobre as mulheres na BíbliaMaria na Bíblia
Na Missa, há o momento do pão da Palavra, quando escutamos as leituras cantamos o Salmo e ouvimos com atenção o Evangelho. Este é um tempo em que nossa consciência vai sendo formada pela mensagem de Deus. A partir desta escuta, da homilia e da reflexão da Palavra de Deus é que nós professamos a nossa fé. Assim, ouvindo e procurando obedecer a Deus, nós apresentamos com amor e confiança as nossas preces.
Também podemos fazer a leitura orante, a chamada Lectio Divina. Em silêncio, vamos acolhendo, lendo, meditando, orando e contemplando a palavra do Senhor. De modo especial, olhando a nossa realidade, procuramos compreender a Vontade de Deus e como podemos ser hoje Seus discípulos e discípulas.
A Palavra de Deus, sendo aplicada em nossa vida, orienta-nos a viver de forma cristã neste mundo. Ela guia e ilumina a nossa vida. Vamos acolher neste mês de setembro a oportunidade de sermos obedientes à Palavra do Senhor.
6o Domingo de Tempo Comum – (Mt 5, 17-37) “Não vim para abolir a lei e os profetas”
Jesus nos fala de maneira bem clara porque veio. E, de forma mais clara ainda, nos dá uma verdadeira lição de cidadania ao traduzir o verdadeiro sentido das leis de Deus. Leis que ele faz questão de frisar que não veio para mudá-las em uma única vírgula, mas sim para colocá-las em prática.
Uma reflexão cristã sobre o Carnaval
O momento é propício para que analisemos tudo aquilo que nos mancha, que nos tira a paz de estar em paz com Deus. É tempo, pois, de iniciar ou persistir no chamado à conversão, preparando nossos corações para a Quaresma.
5o Domingo de Tempo Comum – (Mt 5, 13-16) “Vós sois a luz do mundo”
“Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o gosto salgado, com o que se há de salgar? Já não servirá para nada, apenas para ser jogado fora e pisado pelas pessoas. Vós sois a luz do mundo. Evangelho: (Mt 5, 13-16)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.