Formação

O livro de Tobias

“Bendito sejas tu, Deus de misericórdia! Bendito seja teu nome pelos séculos, e que todas as tuas obras te bendigam para sempre!”(Tb 3,11b)

Irmã Rosani Becker (Arquivo Pessoal)

Escrito por Irmã Rosani Becker

03 SET 2018 - 13H13 (Atualizada em 26 AGO 2021 - 15H12)

divulgação

“Bendito sejas tu, Deus de misericórdia! Bendito seja teu nome pelos séculos, e que todas as tuas obras te bendigam para sempre!”(Tb 3,11b). Continuemos nossa caminhada nos aprofundamentos bíblicos e neste mês, com o livro de Tobias.

Você alguma vez já leu este livro inteirinho? Ainda não? Fica o convite para deixar de assistir as novelas na TV e ler esta novelinha bíblica para saborear toda beleza e intenções do próprio texto. A novela é um gênero literário que é utilizado na narração de vários livros da Bíblia e, por isso, é só iniciar a leitura e não tem jeito de parar até não terminar. 

Tobias é uma história popular inspirada em textos legislativos, proféticos e sapienciais, sobretudo em lições do sábio assírio Aicar, com o objetivo de transmitir ensinamentos aos judeus dispersos em meio a outros povos. Tobias foi provavelmente escrito em aramaico na cidade de Antioquia, uma das grandes do mundo helênico e capital do reino selêucida, no século II a.C. Para que os judeus da diáspora se mantivessem fiéis a Deus e à Lei, o autor apresenta-lhes a história de famílias íntegras, praticantes de boas obras e confiantes no Deus misericordioso e justo (Tb 1,3; 3,15), respeitosas das antigas tradições (2,1;14,9.12-14), observantes da Lei de Moisés (1,6.8; 4,5; 6,13; 7,12), das prescrições sobre o Templo de Jerusalém (1,6; 5,14; 13,13-18), dos dízimos, das oferendas e da festa das primícias (1,6-8), os rituais de purificação, do matrimônio e do sepultamento (1,9.11.17-19; 2,3-4.7-9; 13; 14,2.9.11-13). O relato contém orações de louvor e súplica muito lindas e fortes (3,2-6.11-15; 8,5-8.15-17; 11,14; 13,1-18).

O livro de Tobias narra a vida dos judeus fora da sua terra e, portanto, pertence ao gênero do “relato de diáspora”, como Gênesis 37-50. Entretanto, diferentemente dos relatos anteriores, esta notícia está profundamente influenciada pelo helenismo. Embora esteja escrita originalmente em aramaico, trata-se claramente de uma forma de literatura popular. É também conhecida como uma história de família. Tobit, exilado da tribo de Neftali, residente em Nínive. Era um homem piedoso, observante, caridoso e que fica cego. Seu parente Raguel, em Ecbátana, tem uma filha, Sara, que viu morrer sucessivamente sete noivos, mortos na noite do casamento pelo demônio Asmodeu. Tobit e Sara, cada qual por seu lado, pedem a Deus que os livre desta vida. Desses dois infortúnios e dessas duas preces Deus fará uma grande alegria: envia seu anjo Rafael, que conduz Tobias, filho de Tobit, à casa de Raguel, faz com que ele se case com Sara e lhe dará o remédio que curará o cego. É uma história edificante, na qual tem lugar notável os deveres para com os mortos e o conselho de dar esmola.

O sentimento de família se exprime aí com emoção e encanto. Desenvolve uma noção muito elevada do matrimônio. O anjo Rafael manifesta e ao mesmo tempo, esconde a manifestação de Deus, do qual é instrumento. É essa providência cotidiana, essa proximidade de um Deus benévolo, que o livro convida a reconhecer.

O livro está claramente estruturado em três partes:

1. Duas situações de crise independentes, em dois lugares diferentes: Tobit fica cego, e Sara, filha de Raguel, é vítima de um demônio (1,3-3,17).

2. Dupla resolução das duas situações de crise, colocando em jogo os mesmo personagens (Rafael e Tobias) e o mesmo remédio (fígado de peixe) (4,1-14,1).

3. Epílogo (14,2-15)

O livro mostra que uma teologia ortodoxa pode ser apresentada de maneira divertida e que crer não impede o riso. Esta não é uma história ingênua, ao contrário, sua intriga está constantemente pontuada de ironia dramática. Ele mostra que piedade pode rimar com ironia e gozação. Neste pequeno livro divertido, Tobit e sua família são ao mesmo tempo caricatura e propaganda para o judaísmo ortodoxo. É uma espécie de gincana bíblica que não se cansa de testar os seus leitores.

Escrito por
Irmã Rosani Becker (Arquivo Pessoal)
Irmã Rosani Becker

Irmã Maria Rosani Becker é religiosa desde 1983 da Congregação das Irmãs Franciscanas da Beata Angelina. Formada em Serviço Social, Ciências Religiosas, possui especialização em Sagrada Escritura e Línguas Bíblicas. Atuou como missionária na Itália e em Madagascar. Atualmente atua diretamente na Ação Social do Instituto Bom Pastor em Curitiba - PR.

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