Formação

Reflexão de Natal

Leia agora a mensagem de Natal do Frei José Hugo da Silva Santos.

Escrito por Espiritualidade

25 DEZ 2022 - 08H00 (Atualizada em 30 MAI 2023 - 10H29)

Paz e bem!

Chegamos ao final de mais um ano civil, que coincide cronologicamente com o tempo do Advento e do Natal, sendo que na liturgia da Igreja Católica este é considerado um tempo especial de espera e de expectativa pela vinda do Menino Jesus, o Deus Conosco, o Emanuel.

Celebrar o Natal, porém, não pode ser considerado um evento isolado do restante da vida.

É momento oportuno para revisarmos o ano que se finda, avaliarmos o que conseguimos atingir de bom, não apenas em termos de conquistas materiais ou de

trabalhos, mas enquanto pessoas que estão fazendo seu caminho de superação e luta diária, a partir do horizonte da fé.

É hora, inclusive, de pedirmos e oferecermos o perdão, quando olhamos para trás e percebemos que nem sempre fomos assertivos ao desenvolvermos e executarmos nossas ações, e que talvez tenhamos até magoado ou ferido pessoas que estimamos muito.

Por isso, convido cada um de vocês, cada um de nós, a contemplarmos o mistério do Natal a partir da sua enorme radicalidade, grandeza e simplicidade, da mesma forma como Francisco de Assis fez ao idealizar e confeccionar o primeiro presépio da história, na cidade italiana de Greccio, no ano de 1223.

Daquela genuína experiência de Greccio, nasce para a Igreja e para o mundo não apenas uma nova forma de imaginar e celebrar o Natal, mas a certeza de que contra toda a forma de escuridão e de desalento, Deus vem ao socorro dos homens e se faz homem, torna-se um de nós e mergulha na humanidade e em sua história através do mistério da Encarnação.

Deus seja louvado por tamanha dádiva recebida, que foi a de nos tornarmos filhos de Deus, no Filho, isto é, através de Jesus Cristo.

Agradeço cada irmão e cada irmã a quem esta mensagem possa chegar pelo empenho e dedicação que vocês, de forma mais visível ou mais discreta, demonstraram em relação às nossas diferentes e complexas realidades provinciais neste ano e peço ao Menino Jesus que nos faça reanimar as esperanças, descobrir novos horizontes e enxergar novos caminhos que expulsem de nosso meio a falta de fé, o desânimo, o comodismo, a murmuração, a detração e tudo o que possa atrapalhar nossa caminhada.

Em meu nome e dos membros do Definitório Provincial, recebam o meu abraço e a minha bênção.

Feliz e Santo Natal!

Frei José Hugo da Silva Santos, OFMConv.

Ministro Provincial

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.