Por Padre Luís Gonzalez Quevedo Em Formação Atualizada em 16 DEZ 2020 - 16H37

Santidade ou tibieza?

O contrário da santidade não é o pecado mortal, que todo cristão de bom senso deve rejeitar imediatamente. O contrário da santidade é a tibieza e todos os santos e os doutores da Igreja não se cansam de nos alertar contra ela

Pixabay
Pixabay


A tibieza consiste em não ser frio nem quente, mas morno (cf. Ap 3,15-16). Os monges antigos tinham a tibieza como a pior das doenças espirituais. João Cassiano dizia que tinha visto muitos pecadores se arrependerem e iniciarem uma vida fervorosa, mas jamais tinha visto um tíbio fazer isso. São Gregório Magno explicava que “o costume de cometer muitas faltas leves, sem remorsos e sem propósito de corrigir-se, faz com que se perca, aos poucos, o santo temor de Deus”.

“É mais fácil mil leigos saírem do pecado do que um só eclesiástico sair do estado de tibieza”, dizia São Bernardo. E São João da Cruz acrescentava ter conhecido muitos que, embora cheios de boas qualidades e virtudes, logo que caíram na tibieza, precipitaram-se no abismo dos vícios. Por isso, diz o Cântico dos Cânticos: “Agarrem as raposas, as raposas pequeninas que devastam nossas vinhas, nossas vinhas já floridas!” (Ct 2,15).

As nossas faltas cotidianas, a poeira dos nossos pecados veniais secam a nossa devoção e devastam os nossos bons desejos, que são as raízes da vida espiritual. Sem uma vida espiritual fervorosa, é inevitável que o monge sinta tédio na recitação da Liturgia das Horas, que o sacerdote celebre a Eucaristia e pregue sem devoção, ou que a religiosa e a leiga consagrada façam seus deveres sem alegria, sem paz, distraídas por mil e uma afeições desordenadas.

É verdade, como repete o Papa Francisco, que “todos somos pecadores” e que até as pessoas mais espirituais não se acham livres de faltas leves. Mas, reconhecendo nossos erros, devemos pedir perdão a Deus que nunca se cansa de perdoar. “Muitas faltas cometi – dizia um velho jesuíta – mas nunca compactuei com elas”.

Santo Afonso Maria de Ligório, de quem tomo a maioria das citações deste texto, recomenda um excelente meio para sair da tibieza: “recorrer à Santíssima Virgem Maria”.

Escrito por
Padre Luiz Gonzalez Quevedo (Arquivo Pessoal)
Padre Luís Gonzalez Quevedo

Nascido na Espanha, tornou-se advogado antes de ingressas na Companhia de Jesus. Depois de ordenado sacerdote veio para o Brasil como missionário atuando em centros de espiritualidade, comunidades e faculdades. Atualmente ministra retiros espirituais em diversas cidades do Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.