Nossa Senhora

Novena de Nossa Senhora Rainha da Paz de Medjugorje

No dia 25 de junho, celebramos o dia de Nossa Senhora Rainha da Paz. Faça conosco a novena em honra a esse título de Maria e tenha mais paz na sua vida.

Escrito por Espiritualidade

16 JUN 2021 - 00H00 (Atualizada em 18 JUN 2021 - 17H43)

Medjugorje está situada ente as montanhas rochosas na municipalidade de Citluk, no Sul da Bósnia e Herzegovina (antiga Iugoslávia), com sua população, formada por famílias de camponeses humildes e de tradição católica, cuja vida social é toda ligada às atividades paroquiais. O lugar ganhou expressão mundial a partir de 1981, quando começaram as mais intensas e longas aparições da Virgem Maria, da história da Igreja Católica.

Na primeira aparição no dia 24 de junho de 1981 as jovens Mirjana, de dezesseis anos e Ivanka, de quinze, estavam caminhando para suas casas, depois de um passeio no fim da tarde, num dado momento, as meninas olharam para trás e viram a silhueta de uma mulher em pé sobre uma nuvem, que flutuava logo acima de um arbusto. Com o susto, desceram a montanha correndo gritando “é a Gospa!”, que no dialeto deles significa Nossa Senhora.

Ela deixou, nesta primeira, aparição a seguinte mensagem ao mundo: “Voltar a Deus através da conversão, fé, oração, jejum, reconciliação e sobretudo através da vida sacramental.

Em 25 de junho, no dia seguinte Ivanka e Mirjana voltaram ao local, seguidas por Jacó, com dez anos, Marija, com dezesseis, Ivan, com quinze e Vicka, com dezessete, todos presenciaram a aparição de Nossa Senhora.

No terceiro dia consecutivo da aparição, 26 de junho, a Virgem Santíssima surgiu chorando e repetindo: “Paz, paz, paz; entre Deus e a humanidade precisa haver paz novamente”. O principal argumento contido nas famosas mensagens, carregadas de amor e de ternura, desde o início até hoje é o da necessidade de conversão e de levar a todos de volta a Deus e ao seu filho Jesus, para o mundo ter finalmente a paz. Por esta razão Nossa Senhora recebeu em Medjugorje o título de “Rainha da Paz”.

Reflexão:

O Santo Papa João Paulo II disse: “Medjugorje é a continuação e a realização de Fátima”. Em suas aparições em Fátima foi dado ao mundo um programa a seguir para por um fim à primeira guerra mundial. Em Medjugorje, Nossa Senhora não somente repete os mesmos pedidos para alcançar a paz, mas Ela propõe igualmente algo excepcional, nos formar diariamente ao longo dos anos para fazer de nós seus “Apóstolos do Amor”. 

  • Oração inicial para todos os dias 

Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração à Rainha da Paz:



Mãe de Deus e nossa Mãe, Maria, Rainha da Paz! Viestes até aqui para conduzir-nos a Deus. Alcançai-nos Dele a graça de podermos não apenas dizer: “Faça-se em mim segundo a Vossa palavra!”, mas também poder vivê-la como Vós o fizestes. Em vossas mãos colocamos as nossas para que, em meio a todas as dificuldades e misérias, possais conduzir-nos a Jesus. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Oração ao Espírito Santo:

Vinde Espírito Santo enchei os corações do vossos fiéis.

E acendei neles o fogo do vosso amor.

Enviai o vosso espírito e tudo será criado.

E renovareis a face da terra.

Oremos:

Ó Deus, que instruístes os vossos fiéis com a luz do Espírito Santo

Fazei com que apreciemos todas as coisas, segundo mesmo espírito.

E gozemos da sua consolação.

Pelo mesmo Jesus Cristo e Senhor nosso. Amém!

  • Rezar 1 oração para cada dia da novena

*ORAÇÕES PARA CADA DIA DA NOVENA*

1º Dia da Novena – Oração para os videntes 

Senhor, Vós chamais todos nós, cristãos, a sermos fiéis testemunhas de Vossa vida e de Vosso amor. Hoje, rendemo-Vos graças, de maneira especial, pelos videntes, por sua missão e testemunho que dão das mensagens da Rainha da Paz. Apresentamo-Vos todas as suas necessidades e pedimos por cada um deles para que Vós estejais perto deles e os ajudeis a crescer incessantemente na experiência de Vossa força. Pedimo-Vos que, por meio de uma oração cada vez mais profunda e humilde, Vós possais conduzi-los a um testemunho sincero da presença de Nossa Senhora em Medjugorje. Amém. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Meditando com o Evangelho (Lc 24, 44-49)

Jesus disse a seus discípulos: “Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos.” Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo: “Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto.”

Mensagem de 25 de junho 1999:

“Queridos filhos! Hoje vos agradeço porque viveis e testemunhais com a vossa vida as minhas mensagens. Filhinhos, sede fortes e rezai para que a vossa oração vos dê força e alegria. Somente assim cada um de vós será meu e eu vos guiarei na estrada da salvação. Filhinhos, rezai e testemunhai com a vossa vida a minha presença aqui. Que cada dia seja para vós um alegre testemunho do amor de Deus. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado.”

2º Dia da Novena – Oração pelos sacerdotes que trabalham em Medjugorje

Senhor, só Vós sois a fonte da vida, o Único que pode saciar nossa sede de amor e de amizade. Nós Vos damos graças porque, em vossa humildade, quisestes entregar-Vos às pessoas na Santa Missa, nos Sacramentos e na Bênção, por meio da pessoa do sacerdote. Hoje, de maneira especial, imploramos Vossa bênção sobre todos os sacerdotes que exercem o ministério no Santuário da Rainha da Paz. Fazei com que possam descobrir, sempre mais, a força da fé, por meio da qual Vós podereis conceder-lhes tudo que Vos pedem. Que se tornem autênticos portadores da paz, daquela paz que brota de sua mais profunda amizade Convosco. Amém.

Meditando com o Evangelho (Jo 14, 12-14)

Jesus disse a seus discípulos: "Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei , para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei."

Mensagem do dia 25 de junho de 1997:

"Queridos filhos: Hoje Eu estou com vocês de uma maneira especial e lhes trago a minha bênção materna da paz. Eu rezo por vocês e intercedo por vocês junto a Deus a fim de que compreendam que cada um de vocês é portador da paz. Não pode haver a paz se seus corações não estão em paz com Deus. Por isso, filhinhos, rezem, rezem, rezem porque a oração é o fundamento da sua paz. Abram seus corações e dêem tempo ao Senhor, para que Ele seja o amigo de vocês. Quando se cria uma verdadeira amizade com Deus, nenhuma tempestade pode destruí-la. Obrigada por terem atendido ao meu chamado."

3º Dia da Novena – Oração pelos fiéis da paróquia de Medjugorje

Senhor, nós Vos agradecemos pelo vosso amor. Agradecemos-vos pelo convite para permanecermos em Vós e, assim, produzir muitos frutos. Obrigado por terdes escolhido a paróquia de Medjugorje de maneira especial, entregando-a a vossa Mãe, a Rainha da Paz, que desse lugar chama o mundo à paz e à reconciliação, à conversão por meio da renovação do jejum e da oração... Agradecemos-vos pela abertura de cada coração que soube acolhê-la e aceitar ser um sinal visível para todas as pessoas que chegam em Medjugorje. Pedimos-vos hoje, Senhor, que façais desta paróquia um sinal ainda maior do Reino de Deus e que ajudeis aos paroquianos a se tornarem alegres e santos frutos da presença de Nossa Senhora. Amém.

Meditando com o Evangelho (Jo 15, 5-11)

Jesus disse a seus discípulos: "Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. E ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa."

Mensagem do dia 25 de junho de 1996:

"Queridos filhos: Hoje lhes agradeço por todos os sacrifícios que Me ofereceram nestes dias. Filhinhos, convido-os a se abrirem a Mim e a se decidirem pela conversão. Os seus corações, filhinhos, ainda não estão completamente abertos a Mim; por isso, Eu os convido novamente a se abrirem à oração, para que o Espírito Santo os ajude na oração e os seus corações sejam de carne e não de pedra. Filhinhos, obrigada por terem atendido ao Meu chamado e por terem decidido caminhar Comigo para a santidade."

4º Dia da Novena – Oração por todos os responsáveis da Igreja 

Senhor, nós Vos agradecemos por dar-nos a Igreja por Mãe e Esposa, para que, em nosso peregrinar terreno para Vós, nos guieis pela estrada da luz. Agradecemos-vos porque na Igreja todos somos irmãos e irmãs, e membros do Vosso Corpo Místico. Hoje, rezamos por aqueles que estão a frente da Vossa Igreja, para que incessantemente renovem sua aliança Convosco, única e verdadeira Cabeça da Igreja, para que possam tornar-se fiéis e alegres portadores da paz e da Verdade neste mundo atribulado. Amém!

Meditando com o Evangelho (Jo 8,12)

Jesus disse a seus discípulos: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida."

Mensagem de 25 de junho de 1995:

"Queridos filhos: Hoje estou feliz por ver que vocês responderam em tão grande número (aos meus apelos) e que vieram para viver as Minhas mensagens. Eu os convido, filhinhos, a serem os Meus alegres portadores da paz neste mundo inquieto. Rezem pela paz, a fim de que, o mais cedo possível, possa reinar um tempo de paz, que o Meu Coração espera com impaciência. Eu estou perto de vocês, filhinhos, e intercedo diante do Altíssimo por cada um de vocês. Eu os abençoo com Minha bênção materna. Obrigada por terem atendido ao Meu chamado."

5º Dia da Novena – Oração por todos os peregrinos que já visitaram Medjugorje  

Nossa vida, Senhor, está em Vossas mãos. Somente Vós sabeis o que é necessário para a nossa salvação. Nós Vos agradecemos porque em Medjugorje, já por mais de 30 anos, Vossa Mãe, aparece para conduzir-nos por uma nova estrada, a estrada da salvação. Abençoai e fortalecei todos aqueles que começaram a percorrer o caminho da conversão e da oração em Medjugorje. Fortalecei sua fé, sua esperança e caridade, e não permitais que jamais traiam sua aliança Convosco. Amém!

Meditando com o Evangelho (Mc 8, 34-37)

Em seguida, convocando a multidão juntamente com seus discípulos, disse-lhes Jesus: "Se alguém quer me seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida? "

Mensagem de 25 de junho de 1992:

"Queridos filhos: Hoje estou feliz, ainda que no Meu Coração haja um pouco de tristeza, por causa de todos aqueles que iniciaram este caminho e depois o abandonaram. A Minha presença aqui é, pois, para conduzi-los por um caminho novo, o caminho da salvação. Por isso, Eu os convido, dia após dia, à conversão. Mas, se não rezarem, não poderão dizer que se converteram. Eu rezo por vocês e intercedo junto de Deus para que venha a paz, primeiro aos seus corações e, depois, também, ao redor de vocês. Que Deus seja a paz de vocês. Obrigada por terem atendido a Meu chamado."

6º Dia da novena – Oração por todos os peregrinos que ainda vão visitar Medjugorje

Senhor, não fomos nós que Vos escolhemos, mas Vós que nos escolhestes. Somente Vós conheceis todos esses "pequenos" aos quais será concedida a graça da manifestação do Vosso amor por meio de Vossa Mãe, em Medjugorje. Pedimos por todos os peregrinos que irão a Medjugorje: protegei seus corações de todo ataque satânico e tornai-os abertos todas as inspirações que vêm do Vosso Coração e do Coração de Maria. Amém!

Meditando com o Evangelho (Mt 11, 25-30)Leia MaisNovena de Nossa Senhora de Fátima Novena da Imaculada ConceiçãoNovena a São Francisco de AssisNovena a Santo Antônio de Pádua e de LisboaNovena em honra a São José: Primeiro diaNovena das Nove Salve-Rainhas

Naquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: "Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve."

Mensagem do dia 25 de junho de 1993:

"Queridos filhos: Também hoje Eu Me alegro com a presença de vocês aqui. Eu os abençoo com a bênção materna e intercedo junto a Deus por cada um de vocês. Eu os convido, novamente, a viver as Minhas mensagens e a colocá-las em prática em suas vidas. Eu estou com vocês e os abençoo a todos, a cada dia. Queridos filhos, estes tempos são tempos especiais; é por isso que Eu estou com vocês para amá-los e protegê-los: para proteger os seus corações de Satanás e para aproximar todos vocês, sempre mais, do Meu Filho Jesus. Obrigada por terem atendido a Meu chamado."

7º Dia da Novena – Oração por todos os centros e grupos de oração de Medjugorje no mundo inteiro 

Oh Senhor, o amor é sinal pelo qual se reconhecem aqueles que são vossos discípulos. Agradecemos-vos por cada resposta de amor dada na doação e no serviço aos outros. Pedimos por todos os membros dos Grupos de Oração e Centros de Medjugorje do mundo inteiro, para que possam sempre com mais coragem e decisão, unidos a Vossa Mãe, manifestar nas famílias e nos lugares onde vivem, a estrada estreita, o único caminho que conduz a Vós. Ajudai-os a crescer dia após dia na plenitude de Vosso Amor. Amém!

Meditando com o Evangelho (Mt 7, 12-14)

Jesus disse a seus discípulos: "Tudo o quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram."

Mensagem do dia 25 de junho de 1988:

"Queridos filhos: Hoje Eu os convido ao amor, que é querido e agradável a Deus. Filhinhos, o amor aceita tudo, tudo o que é duro e amargo, por causa de Jesus, que é o Amor. Por isso, queridos filhos, peçam a Deus para vir em seu auxílio, mas não segundo os desejos de vocês e sim de acordo com o Seu amor. Abandonem-se a Deus, a fim de que Ele possa curá-los, consolá-los e perdoar-lhes tudo aquilo que em vocês é um impedimento no caminho do amor. Assim, Deus poderá plasmar a sua vida e vocês crescerão no amor. Glorifiquem a Deus, filhinhos, com o hino à caridade, para que o amor de Deus possa crescer em vocês, dia a dia, até a sua plenitude. Obrigada por terem atendido a Meu chamado."

8º Dia da Novena – Oração pela realização de todos os frutos e mensagens de Medjugorje 

Agradecemos-vos, ó Pai, porque nos destes Vosso Filho e Sua Mãe, para que não se perca nenhum daqueles que nEles creem e Os ouvem. Agradecemos porque para Vós todas as pessoas são importantes, porque em Vossa misericórdia não desejais julgar a ninguém. Pedimos-vos hoje, por tudo aquilo que Nossa Senhora Vos pediu em Medjugorje, por cada graça que aqui, deste lugar, foi concedida ao mundo inteiro, para que tudo se transforme em frutos de santidade e sirva ao Vosso plano de salvação. Amém!

Meditando com o Evangelho (Jo 3, 16-21)Leia MaisPapa Francisco autoriza peregrinações a Medjugorje

Jesus disse a seus discípulos: "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; porque não crê no nome do Filho único de Deus. Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus."

Mensagem do dia 25 de junho de 1991:

"Queridos filhos: Hoje, neste grande dia com que me presentearam, desejo abençoar todos vocês e dizer-lhes que estes dias em que estou com vocês são dias de graça. Eu desejo ensiná-los e ajudá-los a caminhar pela estrada da santidade. São muitos os que não querem ouvir as Minhas mensagens e aceitar com seriedade aquilo que Eu digo. Por isso, convido vocês e peço que, com as suas vidas e na vida cotidiana, testemunhem a Minha presença. Rezem! Deus os ajudará a descobrir a verdadeira razão da Minha vinda. Para isso, filhinhos, rezem e leiam a Bíblia, a fim de que, por intermédio da Minha vinda, descubram, nas Sagradas Escrituras, as mensagens para vocês. Obrigada por terem atendido a Meu chamado."

9º Dia da Novena – Oração pelas intenções da Rainha da Paz 

Agradecemos-vos, ó Pai, pelo dom da oração que nos permite tocar Vosso Coração; oração em que Vós vos entregais inteiramente a nós e com a qual nos ensinais a nos entregar inteiramente a Vós. Hoje nós pedimos por todas as intenções da Rainha da Paz e por tudo que é necessário para que o mundo inteiro, por meio de Maria, possa entrar na Vossa glória, na glória da Santíssima Trindade. Amém!

Meditando com o Evangelho (Jo 17, 24-26)

Naquele tempo, Jesus disse: "Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste. Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de manifestar, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles."

Mensagem do dia 25 de junho de 1987:

"Queridos filhos: Hoje Eu lhes agradeço e desejo convidar todos vocês à paz do Senhor. Desejo que cada um de vocês experimente, no próprio coração, a paz que Deus dá. Hoje Eu desejo abençoar todos vocês: Eu os abençoo com a bênção do Senhor. E suplico-lhes, queridos filhos, que sigam e vivam o Meu caminho. Eu os amo, queridos filhos; por isso, Eu os tenho convidado não sei quantas vezes e tenho agradecido por tudo aquilo que estão fazendo de acordo com as Minhas intenções. Eu lhes suplico, ajudem-Me, para que possa oferecê-los ao Senhor e para que Eu os salve e os guie pela estrada da salvação. Obrigada por terem atendido a Meu chamado."

  • Oração final à Rainha da Paz (para todos os dias)

Mãe de Deus e Mãe nossa, Maria, Rainha da Paz! Viestes até aqui para conduzir-nos a Deus. Alcançai-nos dEle a graça de podermos não apenas dizer: "Faça-se em mim segundo a Vossa palavra!", mas também poder vivê-la como Vós o fizestes. Em vossas mãos colocamos as nossas para que, em meio a todas as dificuldades e misérias, possais conduzir-nos a Jesus. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Rezar o Creio, 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e Glória ao Pai...

Nossa Senhora Rainha da Paz rogai por nós!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Salve Maria Imaculada!




6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.