Por Espiritualidade Em Espiritualidade

Peregrinos de Deus

Um convite a caminhar até o presépio!




Quem quiser se aventurar neste caminho, de forma alguma vai se arrepender, pelo contrário, vai vislumbrar paisagens que jamais imaginou que existissem e vai sentir uma plenitude no coração, uma presença de alguém que nos envolve e nos ama. E quando chegar o dia do natal, perceberá que não só irá até a manjedoura para ver o menino que nasceu, mas vai ver brilhar a luz dentro de si e, de repente, se dará conta de que o menino não estará lá, no presépio da Igreja, mas dentro do próprio coração que se fez pequena manjedoura, onde nasce o novo, o Deus-menino. Seu coração será Belém. E será capaz de ver com amor e doçura a cada irmão e irmã. Fazer o bem não mais lhe custará, porque o evangelho nasceu em você. Este é o fim, não o começo! Para começar temos que dar passos.

Primeiro passo

Queira caminhar! Pare um pouco num lugar sossegado, entre numa igreja, passe num parque, vá a algum lugar alto, e ali respire bem fundo, sinta a vida, e observe quais são seus reais desejos... depois, veja o que há por trás de cada um deles... sinta a sede que você tem de vida, de amor, de amizade, de dignidade, de graça... seus sonhos, seus ideais... sinta a vontade de ir atrás de algo precioso, de um tesouro... e se aprofunde, detectando que no íntimo de você há uma sede infinita e que nada deste mundo poderá preencher. Faça-se peregrino... alguém que, mesmo na vida normal, é um jovem em busca de um sentido maior, um tesouro inacessível, o Deus Absoluto.

Segundo passo

Escolha o que deve levar e o que deve deixar. Pegue sua mochila, o mapa, alguns amigos e parta em busca deste tesouro. E veja o que tem de deixar de lado, pois um peregrino vai a pé, não dá para levar coisas supérfluas, algumas devem ser deixadas. Se não, após três passos, você se cansa e desanima. O que está pesando na sua vida e levando-o a desanimar, o que está velho e está apodrecendo em você? Relacionamentos, atitudes, pensamentos negativos, invejas, ciúmes, falta de perdão, depressão, drogas, bebida, violência, vida sexual precoce, falsos amigos... Não se lamente, pois só quem se esvazia pode receber coisas novas... e parta com a única certeza de que esta é uma aventura sem volta! Quem parte rumo a Deus não pode ficar olhando para trás! O ideal é querer encontrar a Deus, custe o que custar: montanhas íngremes, mares tempestuosos, florestas úmidas, desertos secos... Eu sou um peregrino!

Terceiro passo

Quem parte, encontra amigos, e estes caminham juntos, ora conversam, ora silenciam, simplesmente caminhando. O advento nos propõe três grandes companheiros, além dos que também estarão caminhando conosco: o profeta Isaías (que renovou a esperança do povo deprimido para esperar com ardor o Messias, que viria libertar e trazer a justiça e a paz), o profeta João Batista (cuja missão no deserto era preparar o povo para a chegada do Messias, que ele reconhece em Jesus de Nazaré e o aponta como o Cordeiro de Deus) e Maria (a mulher que viveu o advento em si mesma, na sua gravidez, tendo o próprio Jesus dentro de si, unida a Ele na espera de seu nascimento). Todos os três nos falam de esperança, do desejo de encontrá-lo. Eles serão nossos companheiros nessa estrada. Há outros três também: os reis magos, peregrinos, que partem rumo ao rei do mundo, seguem a luz dentro de seus corações. Peguemos uma carona com eles também! Não estamos sós!

Quarto passo

Ter consigo o mapa e consultá-lo sempre, pois será ele a nos alimentar e a nos guiar. Este mapa é a bíblia, de modo especial, as leituras de cada dia da missa. A palavra diária será sempre uma indicação, uma pista do próximo passo a dar, da direção a tomar, de qual atitude cultivar no coração. E participar da eucaristia, ao menos aos domingos, vai nos sustentar. Cada missa será de alguma forma, já um encontro com aquilo que buscamos. A bússola nesse caminho é a oração: falar com Ele, escutá-lo. Tente fazer mais orações silenciosas, nas quais se medita a palavra ouvida e simplesmente se coloca na sua presença. O amor não precisa de muitas palavras.

O mais interessante de tudo é que seríamos loucos se quiséssemos encontrar Deus por nós mesmos. Só podemos chegar a procurá-lo, porque primeiro Ele peregrinou até nós. Ele, como diz o profeta Isaías, rasgou os céus e desceu como nosso Salvador, humilde e pequeno no presépio. “Deus tanto amou o mundo, que entregou seu Filho único para que quem crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.