Perfume de Francisco

No silêncio Deus fala ao coração

Na sociedade atual tende-se a exaltar o barulho e a ignorar o silêncio

Escrito por Espiritualidade

10 JUN 2022 - 00H00

Irmão Eder Vasconcelos
Franciscano, autor do livro Pedagogia do silêncio

Hoje, é mister uma pedagogia que conduza o ser humano ao silêncio interior e exterior. A pedagogia do silêncio desperta em nosso coração a saudade da nossa casa interior, a saudade de nós mesmos. Nesta casa nos sentimos unos com Deus, conosco mesmos, com o outro e com o cosmo. Para escutar a voz serena de Deus, é necessário silenciar. Silenciar os lábios, a mente e o coração.

Nesse silêncio interior e exterior, é possível escutar a Deus que fala no mais profundo de nossa intimidade. A imagem do coração é uma imagem para falar da inteireza e do núcleo dos afetos humanos.

É no coração que Deus quer falar e inscrever a lei do amor. Essa relação de proximidade e intimidade de Deus com Seu povo acontece em meio ao silêncio. Deus conhece o segredo e o mistério do silêncio. Ele mora na casa do silêncio. Silêncio infinito, eterno! Esta casa é nosso coração aberto e receptivo para acolher com gratidão a Sua voz nos chamando pelo próprio nome.

O silêncio é necessário para penetrarmos até o mais profundo de nós mesmos. Somente em Sua companhia podemos ver e rever todas as facetas existentes do nosso núcleo pessoal. Assim, o silêncio propicia o autoconhecimento e a criatividade. O barulho adoece; o silêncio cura. O barulho fragiliza a saúde física, psíquica e emocional de muitas pessoas. A pedagogia do silêncio aponta-nos para aquilo que é saudável, íntegro em nós.

São Francisco de Assis passava longos períodos recolhido em oração, em lugares afastados, contemplando o mistério de Deus. Na era do barulho, da agitação e do estresse, necessitamos voltar para a nossa casa interior, para o aconchego do nosso verdadeiro lar. Voltar à casa do silêncio dentro de nós é o convite da espiritualidade, da meditação e das tradições espirituais. A poluição sonora que invade frequentemente nossas casas e ambientes de trabalho tem deixado muitas marcas de sofrimento. Existe uma parte, uma dimensão em nós que grita por silêncio, calmaria e paz.

Fonte: O Mílite

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Perfume de Francisco

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.