Por Juliene Barros Em Santos Atualizada em 16 DEZ 2020 - 17H01

Santa Cecília

Um canto de amor a Deus




A jovem Cecília, nascida nos primeiros séculos depois de Cristo, pertencia à nobreza romana. Como costume da época, Cecília fora prometida em casamento ao jovem Valeriano, que também era membro da nobreza e até então era pagão. O que ele não sabia era que a sua recém esposa, já havia feito uma promessa antes mesmo de se casarem. Na noite de núpcias, Cecília revelou ao marido, que havia consagrado a sua vida a Deus e que um anjo a guardava.

Valeriano a respeitou, porém disse que somente acreditaria se ele visse o anjo. A jovem esposa, o aconselhou a visitar o Papa Urbano, que havia se refugiado nas catacumbas e Valeriano assim o fez juntamente com seu irmão Tibúrcio. A partir desse encontro, os dois se converteram ao cristianismo e, depois, Valeriano viu Cecília com o anjo. Por essa conversão, os irmãos foram perseguidos e mortos. Cecília os sepultou dignamente e, por isso, também fora condenada à morte por asfixia.

Mesmo em seu martírio, Cecília sobreviveu a sua condenação, porém acabou sofrendo três golpes no pescoço até ser decapitada. Mesmo em meio a dor e ao sofrimento, diz a história que Santa Cecília, em seus últimos suspiros, continuava a louvar a Deus como fez em toda sua vida. Por sua vida de santidade, seu exemplo de mulher cristã e por sua morte, Santa Cecília foi a mártir mais venerada durante a Idade Média, e é a Santa que mais recebeu igrejas em seu nome.

Santa Cecília, também é reconhecida como padroeira dos músicos e da música sacra. Sua festa litúrgica acontece no dia 22 de novembro, data na qual também se comemora o Dia do Músico. Todos nós também podemos fazer da nossa vida um exemplo de santidade e louvor a Deus por meio da música, então reze conosco a Oração do músico:

Deus Todo-Poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza, o dom do ritmo, do compasso e da afinação das notas musicais, dai-nos a graça de conseguir técnica aprimorada em nossos instrumentos a fim de que possamos exteriorizar nossos sentimentos por meio dos sons. Permita, Senhor, que os sons por nós emitidos sejam capazes de acalmar nossos irmãos perturbados, curar doentes e animar os deprimidos, que sejam brilhantes como as estrelas e suaves como o veludo. Permita, Senhor, que todo ser que ouvir o som dos nossos instrumentos sinta-se bem e pressinta a vossa presença. Amém.

Escrito por
Juliene Barros
Juliene Barros

Formada em Design Gráfico e atuante na área, é consagrada a Nossa Senhora pelo método de São Maximiliano Kolbe e escreve para a revista Jovem Mílite.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Juliene Barros, em Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.